sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PESQUISA DE ADELAIDE ABREU-DOS-SANTOS - 6º E ÚLTIMO CAPÍTULO DA HISTÓRIA DA DANÇA

A DANÇA MODERNA
       A dança moderna nasceu nos Estados Unidos, e até hoje é um produto tipicamente americano. Fruto de novos pensamentos e crenças de algumas poucas pessoas, se adaptou rapidamente aos novos anseios da sociedade, e os discípulos desses poucos se multiplicaram vertiginosamente.

    O "teórico" da dança moderna é François Delsarte, e o conjunto de suas idéias é conhecido como Delsartismo. Quando jovem, no início do século XIX, Delsarte foi inserido no meio da arte mas nunca foi considerado um artista brilhante. Por isso, muito cedo encerrou sua carreira, e culpou seus mestres pelo seu fracasso. Delsarte achava que a técnica deveria ser ensinada de forma adaptada a cada organismo, a cada pessoa e suas limitações. É assim que ele começa a estudar a relação entre a voz, o movimento, a expressão e a emoção do ser humano, começando primeiramente a se dedicar aos ramos artísticos que conhecia, como o canto e as artes plásticas, e mais tarde se interessou pela dança.

    Nesse ponto aparecem os fundamentos mais básicos da dança moderna: Delsarte constatou que a base de toda expressão é a tensão e o relaxamento dos músculos. Por exemplo, a extensão de todo o corpo está relacionada ao sentimento de auto-realização, e o dobrar do corpo traduz o sentimento de anulação. Cada sentimento tem sua própria tradução corporal.

          O Delsartismo foi transmitido por toda a Europa, e através de Steele Mackay, um ator americano que se tornou discípulo de Delsarte, chegou aos Estados Unidos. E é lá que a dança moderna, mais viva expressão do Delsartismo, se desenvolveu.

    Isadora Duncan
 
   "Desde o início, apenas dancei a minha vida" Isadora não tinha o biotipo adequado para a técnica clássica acadêmica, apesar de tê-la estudado quando nova. E foi por isso, com certeza, que se tornou a dançarina moderna mais conhecida até hoje. Ela questionou a dança acadêmica, o porquê de cada passo, de cada movimento. Com toda a sua rigidez, a técnica clássica deixou para trás a origem de seus passos e movimentos.
    Dessa forma, Isadora colocou em prática os ideais do Delsartismo, dançando sua vida. Durante as primeiras décadas do século XX viajou por toda a Europa, além dos Estados Unidos, onde nasceu e iniciou seus estudos. Usando os movimentos que entendia como os mais adequados para expressar cada emoção, criou diversas coreografias que significavam não mais do que aquilo que realmente sentia. Isadora não teve discípulos diretos, não criou uma técnica bem definida que pudesse ser passada adiante. Mas, sem dúvida, foi a responsável pela popularização da dança moderna. Através de suas coreografias, o mundo conheceu a dança que se desenvolveria a seguir, e que conquistou o século XX como a dança que tinha a alma da modernidade.

Martha Graham
       Martha Graham seguiu os ideais Delsartianos quando estes já estavam mais consolidados. A Denishawnschool, escola fundada por Ruth Saint-Denis e Ted Shawn, e primeira escola que trabalhava com técnica moderna, já era grande e produzia muitos novos talentos, que iriam mais tarde fazer a "cara" da dança moderna. E foi de lá que saiu Martha Graham. Ela trabalhou para desenvolver uma técnica baseada no tension-release (tensão-relaxamento) e que tornaria o aprendizado e o ensino da dança moderna muito mais fáceis.
      Além disso, antes de Graham a dança moderna se inspirava quase que exclusivamente em motivos orientais, em outras culturas. Graham admite ter saído da Denishawnschool por não agüentar mais dançar divindades hindus ou ritos astecas, e por ter como objetivo tratar de temas mais atuais. Ela queria ir mais fundo, conhecer e dançar os mais profundos temas da alma humana. Para isso, utilizou as tragédias gregas para construir suas coreografias. Desde Édipo até Minotauro, os personagens gregos e seus dramas serviram de instrumento para os estudos de Graham.
        Martha Graham consolidou e colaborou com a construção da "nova gramática" da dança, onde retornamos à origem de cada movimento e sua relação com os sentimentos para polílos e transformá-los em movimentos atuais. Os giros, que na pré-história serviam como forma de se entrar em contato com as divindades, através de transe, voltam a ter esse mesmo sentido. Mas agora eram mais polidos e com uma estética mais definida, que agradasse ao público. Tudo foi redefinido.

 



Ruth Saint-Denis e Ted Shawn, fundadores da Denishawnschool

O JAZZ





  




           O Jazz é um ritmo que nasceu diretamente da cultura negra. No início, nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros os imitavam para ridiculariza-los, mas dançavam de acordo com a visão que tinham da cultura européia, e misturando um pouco com as danças que conheciam. Dessa forma, surgiu a dança que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.

        Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreições (revoltas) dos negros. Assim, para executar suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateados, e o banjo. Mais uma vez, a dança dos negros dava um salto, aproximando ainda mais com o que conhecemos atualmente.
    No início deste século, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de "mista", tomou conta dos palcos e da broadway, se transformando na conhecida comédia musical. A comédia musical, por sua vez, não é nada mais que o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.
     

FIM

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