OS ANIMAIS MAIS FOFOS DO MUNDO(ALGUNS)
ADELAIDE ABREU-DOS-SANTOS
BASEADA NA SELEÇÃO DE LUISA SAVALA
“Muitas vezes os animais são catalogados como ferozes, fortes, velozes e etc. Porém existem diversas outras características que fazem as espécies únicas. Um desses traços é a ternura, que fazem os humanos quererem abraçar esses animais pelo simples fato de serem extremamente fofos. Essas características fazem com que as pessoas sintam a necessidade de proteger esses animais e, infelizmente, alguns deles estão em perigo de extinção.
Se você quer conhecer mais sobre os animais mais fofos do mundo, neste artigo do PeritoAnimal você vai encontrar uma lista com alguns dos animais mais fofos do mundo. Continue lendo e, cuidado, o alerta fofura está ativado!”
ALPACA
Alpaca (Vicugna pacos) - A alpaca é um mamífero similar a ovelha. É originária da cordilheira dos Andes e pode ser
encontrada em diversas regiões da América do Sul. Se alimenta de grama, feno e
outros produtos vegetais. A lã da alpaca é branca, cinza, marrom ou preta.
Esses mamíferos são animais muito
sociais, vivem em grupos de vários indivíduos e utilizam uma espécie de chio
para alertar todos os membros do perigo.
ALPACA - Vicugna pacos, conhecido pelo nome comum de alpaca, é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com a lhama e, um pouco mais distante, com o guanaco e a vicunha. A alpaca é um animal da família dos camelídeos. É menor que a lhama, tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia(região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da sua lã (fibra de alpaca). O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade ou como método de defesa, mas ela é muito dócil.
LLAMA
LLAMA - A lhama ou o lama(Lama glama), do quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Lama. É um animal de pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga e na produção de lã, carne e couro.
A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foram domesticadas pelo povo inca, tendo sido muito importantes para o desenvolvimento desse povo.
As lhamas vivem na cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-las do frio, além de arranhões e outros ferimentos. A lhama é conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente: por este motivo, foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo segundo o canal Animal Planet.Quando irritada ou para chamar a atenção, espirra seu muco na direção do objeto de sua irritação.
As palavras lama e lhama são substantivos uniformes, comuns de dois gêneros, portanto tanto se pode dizer a lhama, o lhama, a lama ou o lama.
A Bolívia é o país em que se concentra o maior número de lhamas, com mais de 2 milhões de indivíduos. Estes animais conseguem sobreviver em locais onde não são encontrados outros animais. Muitas vezes os lhamas são associados a ovelhas e com elas são colocados para pastar em locais onde não é possível haver agricultura. Além disso, os lhamas são usados para transporte de mercadorias, e também são utilizados a sua carne, o couro, as fibras e o estrume para cozinhar alimentos e como fertilizante natural.
O uso têxtil das fibras retiradas desses animais é cultural e acredita-se que se iniciou há 2.500anos. Os produtos deste mamífero doméstico constituem o principal meio de apoio para produtores e com a escassez de recursos nos países centrais da América do Sul incluindo Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile, tornou-se uma fonte de sobrevivência. O uso de fibras produzidas pelos espécimes selvagens ainda é limitado, mas é potencialmente importante para a sobrevivência de algumas populações. Estima-se que a produção de lhamas beneficia 37.000-50.000 famílias de produtores em locais escassos de recursos. No entanto, esta produção ainda não representa uma forma direta de reduzir a pobreza e marginalização dos seus produtores.
O lhama tem pelagem longa e lanosa, a coloração varia bastante indo desde o branco, marrom e chegando a tons mais escuros, alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40m a 2,40m contando com a cauda de 25cm e chegam a pesar 150Kg. A gestação dura 11 meses e nasce normalmente 1 filhote chegando a pesar 11 kg. Os adultos chegam a viver até 24 anos.
CHOELHO ANGORÁ
MINI COELHO-ANGORÁ (Oryctolagus cuniculus) - O mini coelho angorá é um animal de estimação perfeito devido à facilidade para adestrá-lo e cuidar dele; além disso, ele também é pequeno, fofo e muito tranquilo... Exatamente o que você precisa se tem filhos ou se mora em um apartamento urbano.
O coelho Angorá é uma das raças de coelho mais fofas que existem. Contam com uma abundante e longa pelagem, dando uma aparência adorável parecendo uma bolhinha de pelo.
Trata-se de uma raça doméstica originária da Turquia. Sua pelagem costuma ser completamente branca, apesar de alguns exemplares terem algumas partes cinzas nas orelhas e pescoço.
ESQUILO VERMELHO
Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) - O esquilo-vermelho é uma espécie de roedor muito comum na Europa e Asia. Trata-se de um dos tipos de esquilo mais fofos do mundo devido à sua adorável aparência. Mede cerca de 45cm sendo a cauda a parte mais longa, que o ajuda a equilibrar-se e mover-se facilmente através dos ramos das árvores. Como o seu nome indica, é um esquilo de pelo vermelho, porém podem ser encontrados exemplares cinzas e pretos.
Apesar de não estar em perigo de extinção, a população dessa espécie diminuiu em grande parte na Europa. O motivo disso foi a introdução de outras espécies de animais no seu ecossistema natural.
DONINHA
Doninha-de-patas-pretas(Mustela nigripes) A Doninha-de-patas-pretas é mais um na lista de animais mais fofos do mundo. Trata-se de um mamífero que pertence à família dos furões, por isso apresenta um corpo alargado e patas curtas. Sua pelagem é marrom na maior parte do corpo enquanto as patas e a cara são pretas e o pescoço branco. Também conhecida como toirão-americano ou furão-do-pé-preto, é uma espécie de mustelídeo nativa do centro de América do Norte. Está listada como em perigo pela IUCN por ocorrer em populações restritas e diminutas. Descoberta pela primeira vez por Audubon e Bachman em 1851, a espécie entrou em declíneo populacional ao longo do século XX em resultado da diminuição drástica da população de cães-da-pradaria e devido à peste silvestre. Foi declarada extinta em 1979 até que um cão de uma família de criadores de gado, John e Lucille Hogg lhes levou um espécime morto para a sua porta, em Meeteetse, Wyoming em 1981. A restante e diminuta população manteve-se até 1987, quando estes animais foram considerados como Espécie extinta na natureza. Contudo, através de um programa de procriação em cativeiro da responsabilidade do United States Fish and Wildlife Service, foi possível a sua reintrodução em oito estados e no México, de 1991 a 2008. Existem atualmente cerca de 1000 indivíduos adultos nascidos em estado selvagem, perfazendo cerca de 18 populações, com quatro populações auto-sustentadas no Dakota do Sul(duas), Arizona e Wyoming.
É um animal carnívoro, sua dieta está baseada em ratos, ratazanas, pássaros, esquilos, cães da pradaria e insetos. Tem hábitos solitário e é muito territorial.
FOCA
Foca-monge-do-mediterrâneo (Monachus monachus) - A foca-monge-do-mediterrâneo é um mamífero que mede 3m e pesa 400Kg. A pele é cinza ou marrom claro, mas o que faz com que esse seja um dos animais fofos é a carinha expressiva e sorridente.
A foca se alimenta de todo o tipo de peixes e moluscos. No seu habitat natural é depredada por orcas e tubarões. Além disso, a caça ilegal influenciou no declínio da sua população, por essa razão atualmente é considerada um espécie em perigo de extinção, segundo a UICN.
CANGURU
Canguru Bennett arborícola (Dendrolagus bennettianus) O canguru Bennett arborícola habita florestas tropicais e se refugia entre as folhas das árvores, trepadeiras e samambaias. A aparência fofa desse animal se deve pelas patas inferiores serem maiores que as superiores. Essa característica permite um andar saltitante com saltos muito grandes. A pelagem é marrom, possui uma grande cauda, orelhas curtas e redondas.
É um animal herbívoro e muito esquivo, capaz de saltar até 9 metros entre cada ramo e cair de um altura de 18 metro sem qualquer problema.
Leopardo-das-neves (Panthera uncia) O Leopardo-das-neves é um mamífero que habita o continente asiático. Caracteriza-se por ter uma linda pelagem, da qual apresenta tonalidades brancas e cinzas com manchas pretas. É um animal muito forte e ágil que vive nas montanhas a 6.000 metros sobre o nível do mar. É a única espécie do seu gênero que não ruge, apesar de possuir quase todas as características para tal. Segundo o UICN (União Internacional para Conservação da Natureza) está em estado de vulnerabilidade.
Esse tipo de felino é considerado como um dos mais bonitos por causa da sua pelagem branca. Quando adulto, é um animal incrivelmente lindo, mas quando é filhote é um dos animais mais fofos do mundo.
PICA DE LLI
Pika-de-lli (Ochotona iliensis) Mais um entre os animais fofos dessa lista está o Pika-de-lli, uma espécie de mamífero herbívoro originário da China, onde habita regiões montanhosas. É um animal muito solitário, do qual se tem muito pouca informação. No entanto, sabe-se que a sua população diminuiu ao longo do tempo pelas mudanças climáticas e crescimento das populações humanas.
A espécie mede até 25cm, sua pelagem é cinza com manchas marrons. Também possui orelhas redondas.
A espécie foi descoberta em 1983 e foi
vista raras vezes desde então.
Mesmo o cientista que a descobriu conseguiu
fotografar o exemplar em 2014. O cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia
e Geografia Xinjiang, na China, descobriu por acaso uma nova espécie de
mamífero em 1983: a pika-de-Ili (Ochotona iliensis). O pequeno animal,
encontrado pela primeira vez na cordilheira Tian Shan, no noroeste da China,
tem uma peculiar aparência de bichinho de pelúcia fofo.
Desde sua descoberta, foram raras as vezes
em que o mamífero foi visto. Em 2014, durante uma expedição à cordilheira Tian
Shan, o mesmo cientista que descobriu a espécie conseguiu registrar em foto uma
rara aparição de um exemplar. A história do raro bichinho das montanhas e seu
descobridor foi publicada na edição de março da revista "National
Geographic China".
Weidong Li partiu para as monhanhas em 2014
com alguns voluntários justamente para procurar exemplares da pika-de-Ili,
segundo a revista. O exemplar típico do mamífero mede cerca de 20 cm, tem
orelhas grandes e pêlo acinzentado com manchas marrons.
Um artigo publicado na revista científica
"Oryx" por Weidong em 2005 fala sobre o possível declínio do número
de exemplares de pika-de-Ili nos locais onde o animal havia sido visto
anteriormente.
Segundo o artigo, o aumento da temperatura
devido ao aquecimento global pode ter contribuído para o "dramático
declínio" da população da espécie. O autor recomendava que a espécie fosse
classificada como ameaçada de extinção.
KIWI
Kiwi (Apteryx mantelli) O Kiwi é uma ave
que não voa parecido em tamanho e forma com uma galinha. Sua personalidade é
tímida e prefere estar ativo durante a noite, momento em que procura seu
alimento como as lombrigas, insetos, invertebrados, plantas e frutas.
Caracteriza-se por ter um bico
alargado, flexível e tem uma pelagem cor de café. Seu habitat é na Nova
Zelândia, onde constitui seu ninho no solo de florestas úmidas e pastagens, já
que não podem voar. A forma redonda do seu corpo e a pequena cabeça fazem desse
um dos animais mais fofos e
engraçados do mundo. Quando filhotes são ainda mais adoráveis.
Apteryx é um gênero de aves da família Apterygidae,
endêmicas da Nova Zelândia, popularmente chamadas de quiuí, Kiwi, quivi (pronuncia-se/kiːwiː/).O quivi não voa,
tem hábitos noturnos e vive em buracos escavados no solo. É um gênero ameaçado
de extinção. Esta ave é a menor das ratitas vivas, as aves não voadoras como o
quivi, as emas e os avestruzes, mas a sua origem é ainda incerta, pois, antes
da chegada dos humanos, em 1300, não existiam mamíferos na Nova Zelândia (com
exceção de três espécies de morcegos), e a ilha estava cheia de pássaros e répteis.
Além de tudo correm bem rápido, são ótimas nadadoras e incrivelmente podem
andar sobre lavas ferventes de vulcões.
Os kiwis são aves não voadoras nativas da Nova
Zelândia, do gênero Apteryx e família Apterygidae. Do tamanho aproximado de uma
galinha doméstica, os kiwis são de longe os menores dos ratites (incluindo os
avestruzes, emus, emas e casuares), e em proporção com o seu tamanho, colocam
os maiores ovos de todas as espécies de aves do mundo. Comparações feitas às
sequências de DNA, chegaram à conclusão surpreendente que os kiwis são mais
próximos do já extinto pássaro-elefante de Madagáscar do que com os moas da
Nova Zelândia.
Existem cinco espécies reconhecidas, duas
delas actualmente vulneráveis, outra em perigo, e outra em perigo crítico.
Todas elas foram afectadas negativamente pela desflorestação, mas as enormes
áreas de floresta que existem actualmente, estão muito bem protegidas dentro de
reservas e parques nacionais. Hoje em dia, a maior ameça à sua sobrevivência
são os mamíferos invasivos predadores.
O kiwi é o símbolo nacional da Nova
Zelândia, e a associação é tão forte que o termo Kiwi é usado
internacionalmente como gentílico coloquial para os Neozeolandeses.
COLIBRI
Colibri-abelha-cubano (Mellisuga
helenae) O Colibri-abelha-cubano é o menor pássaro que existe no mundo. Então qual
melhor razão que essa para incluí-lo nessa lista com os animais mais fofos do
mundo? Esse colibri mede 5 cm e pesa 2 gr. Os machos possuem uma coloração
vermelha no pescoço, combinada com azul e branco no resto do corpo. As fêmeas
apresentam uma pelagem verde e branca.
Os colibris se alimentam succionando
o néctar das flores, para as quais batem suas asas 80 vezes por segundo. Graças
a isso, está entre os animais polonizadores.
CHINCHILA
Chinchila comum (Chinchilla
lanigera) - A chinchila comum é um roedor herbívoro que se encontra no Chile. Mede cerca
de 30cm, possui orelhas redondas e pesa 450gramas, apesar de que em cativeiro
pode alcançar as 600gramas.
Em estado selvagem as chinchilas
vivem 10 anos, mas em cativeiro a expectativa de vida se eleva até os 25 anos.
Sua pelagem é acinzentada, apesar de poder se encontrar exemplares pretos e
marrons. Sua adorável aparência, caracterizada pelas formas redondas devido à
volumosa pelagem, fazem que ninguém possa resistir a tentação de querer
abraçá-los.
CASTOR
Castor
americano (Castor canadensis) - O castor-americano é mais um na
lista de animais mais fofos
do mundo. Trata-se de uma espécie de roedor que habita a América do Norte e
Canadá. Vive próximo de lagos, lagoas e córregos, onde obtêm o material para
construir sua guarda e alimento para sobreviver.
Os castores medem cerca de 120cm e
pesam 32Kg. Eles têm hábitos
noturnos, apesar de não possuírem uma boa visão. Apresentam
dentes muito fortes dos quais utilizam com muita frequência. Além disso, sua
cauda permite que ele se oriente na água com facilidade.
CISNE BRANCO
Cisne branco
(Cygnus olor) - O
Cisne branco é uma ave que habita a Europa e Ásia. Além de ser adorável, o
cisne é um dos animais mais bonitos pois se destaca pela sua pelagem branca e
bico colorido rodeado de uma carúncula preta. Ele repousa em água lenta e
estagnada, onde é fácil observá-lo. Se, quando adulto, já é considerado um
animal fofo, quando é filhote o nível de fofura aumenta drasticamente.
Apesar da sua aparência tranquila e amável, os
cisnes são animais muito territorialistas. Se organizam em colonias de até 100
membros, sua dieta é composta por insetos e rãs, apesar de na primavera também
se alimentarem de sementes.
OVELHA
Ovelha (Ovis
orientalis aries) - Mais um entre os animais mais fofos do mundo está a ovelha. Trata-se de
um mamífero rumiante que se caracteriza por ter um corpo coberto de lã esponjosa e suave. É um
herbívoro, alcança até 2 metros da cruz e pesa cerca de 50 quilos.
As ovelhas se distribuem por todo o
mundo, onde são criadas para obter sua pelagem. A expectativa de vida é de 12
anos.
HAMSTER
Hamster sírio
(Mesocricetus auratus) – O Hamster sírio é uma espécie de roedor que mede 12cm e pesa 120gramas.
Sua pelagem é castanha e branca, possui orelhas pequenas e redondas, olhos
grandes, patas curtas e um bigode característico que lhe traz uma aparência amigável e inteligente. São tão
pequenos e adoráveis que não poderiam faltar na lista dos animais mais fofos do
mundo.
São animais que vivem pouco, alcançam
no máximo 3 anos. Caracterizam-se por serem brincalhões e sociais, apesar de
que, quando envelhecem podem se tornar agressivos.
PANDA-GIGANTE
Panda-gigante
(Ailuropoda melanoleuca) – O Panda-gigante é mais um entre os animais mais fofos do mundo. Com
tamanho grande, cabeça pesada e olhar um tanto triste, isso lhe confere uma
aparência adorável.
Esse urso se alimenta de bambu
e habita algumas pequenas regiões da China. Atualmente está na lista de animais
em perigo de extinção, existindo diversos programar para assegurar a sua
conservação. Entre as razões que o ameaçam está a destruição do seu habitat
natural.
FENECO
Feneco (Vulpes
zerda) – O Feneco é um pequeno e encantador mamífero que pode ser encontrado nas
zonas desérticas da Ásia e África. Mede cerca de 21 cm na cruz e se destaca por
ter um focinho discreto e pelas grandes orelhas, das quais se sobressaem em
forma de triângulo.
O feneco é a menor espécie de raposa
que existe. Em geral, se alimenta de répteis, roedores e aves.
O feneco (Vulpes zerda, anteriormente Fennaca
zerda), ou raposa-do-deserto, é uma pequena
raposa, sendo portanto um animal da ordem. CarnÍvora e da família dos canídeos.
A respeito do gênero, alguns biólogos
afirmam que estes animais constituem a única espécie de raposas do gênero Fennecus, muito embora
outros afirmem que são apenas mais uma espécie do gênero Vulpes. Seu habitat são as regiões desérticas,
semidesérticas e montanhosas do Norte de África
e da Península Arábica.
Feneco vem do árabe "fanak",
palavra para raposa, e zerda vem de "zelda", palavra grega que
significa seco, descrevendo o habitat do Feneco, que é um animal de pequenas
dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15cm que servem para perder
facilmente calor. O feneco é o menor dos canídeos existentes. Seu peso máximo
atinge 1,5kg. Chega a medir 20cm de altura e 40cm de comprimento. A cauda pode
medir até 15cm e o seu pelo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no
deserto. Outra utilidade de seu pelo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o
dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de
pelos.
Sua dieta é baseada em insetos (por
exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves, ovos etc. A sua única fonte de água vem dos alimentos e ela
pode passar longos períodos sem ingerir nenhum líquido. A comida no deserto é
rara e, por isso, quase todas as formas de vida do deserto servem de alimento
para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.
LÓRIS LENTO PIGMEU
Lóris lento pigmeu (Nycticebus
pygmaeus) - Mais um entre os animais mais fofos do mundo é o Lóris lento pigmeu.
Trata-se de um primata muito raro que habita zonas reduzidas das florestas da
Ásia. Como a maioria dos primatas, grande parte da sua vida acontece nas
árvores.
Essa espécie de Lóris se caracteriza
por medir, no máximo, 20cm.
Tem uma cabeça pequena e redonda, com olhos grandes e orelha pequena, conjunto
que lhe dá uma aparência realmente adorável.
É uma espécie de loris lento encontrados a
leste do Rio Mekong no Vietnã, Laos, leste Camboja e China. Ela ocorre em uma
variedade de habitats florestais, incluindo florestas tropicais secas, semi- perenes
e florestas verdes. O animal é noturno e arborícola, rastejando ao longo dos
ramos usando movimentos lentos em busca de presas. Ao contrário de outros
primatas, não saltar. Vive em pequenos grupos geralmente com um ou dois filhos.
Um adulto pode crescer para cerca de 19 a 23cm (7,5 a 9,1 polegadas) de comprimento
e tem uma cauda muito curta. Ele pesa cerca de 450g (1,0 lb). Sua dieta
consiste de frutas, insetos, pequenos fauna, a seiva da árvore, e néctar
floral. O animal tem uma mordida tóxica, que fica por lamber uma secreção
tóxica de glândulas no interior dos seus cotovelos. Os dentes na sua mandíbula
inferior forma uma estrutura de tipo pente chamado um toothcomb que é utilizado
para raspar resina a partir de casca de árvore.
Os pigmeus companheiros Lóris lentos uma
vez a cada 12-18 meses e tem um ou dois filhos após uma média período de
gestação de seis meses. Para os primeiros dias, os jovens Lóris se agarra à
barriga de sua mãe. Após seis meses, o bebê vai ser desmamado, as fêmeas
atingem a maturidade sexual por 16 meses, enquanto o macho atinge a maturidade
em cerca de 18 meses. O Lóris lento pigmeu é sazonalmente fértil durante os
meses de Julho e Agosto. Sinais químicos desempenham um papel no comportamento
reprodutivo dos pigmeus feminino Lóris lentos. Marcações de urina perfume têm
um forte odor característico e são usados para comunicação informações sobre as
relações sociais.
O habitat do Lóris lento pigmeu no Vietnã
foi bastante reduzido devido à extensa queima, compensação e desfolhadores de
florestas durante a Guerra do Vietnã. Caça extensiva para medicamentos
tradicionais está colocando forte pressão sobre as populações cambojanas. O Lóris
lento pigmeu está seriamente ameaçado pela caça, comércio e destruição do
habitat; consequentemente, ele está listado no Apêndice II da Convenção sobre
Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens(CITES),
e em 2006 a União Internacional para a Conservação da Natureza(IUCN)
classificou-o como "Vulnerável".
VOMBATE
Vombate (Vombatus ursinus) - O Vombate é
um marsupial oriundo
da Austrália e Tasmânia. Habita em regiões de florestas
e estepes de 1.800m de altura. Com relação aos seus hábitos, é uma espécie
solitária que pode se reproduzir a qualquer momento do ano, a partir dos seus 2
anos de idade. As fêmeas têm apenas um filhote que depende delas até os 17
meses.
Trata-se de um animal herbívoro, cuja
aparência é tão linda que faz parte da lista de animais fofos e engraçados. São
de tamanho médio, podendo chegar pesar até 30Kg, possuem um corpo arredondado
com patas curtas, cabeça redonda, orelhas e olhos pequenos.
O wombat (chamado de vombate no Brasil; e
conhecido por fascólomo em Portugal) é um animal marsupial originário da Austrália.
Os fascólomos pertencem à família vombatidae. São quadrúpedes atarracados, com
aproximadamente um metro de comprimento, com uma cauda curta e grossa. São
adaptados em sua tolerância de habitat, são encontrados em áreas florestais,
montanhosas e em charnecas do Sul da Austrália, incluindo a Tasmânia, bem como
uma faixa isolada de cerca de 300hectares no Parque Nacional Epping Forest localizado
no centro do estado de Queensland.
ADEUS ATÉ A PRÓXIMA, ESTAREI LÁ
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário