1 - Passage Du gois
A Passagem do Gois (em francês: Passage du Gois) é uma estrada
situada na Baía de Bourgneuf e que
une a Ilha de Noirmoutier(comuna de Barbâtre) ao continente (comuna de Beauvoir-sur-Mer),
no departamento francês
da Vendée
(Vendeia). É famosa porque a estrada fica submersa pelo mar conforme as marés.
A via é transitável durante a maré baixa, ficando inundada duas vezes por dia
durante a maré cheia. Existem outros locais com estas características, mas a
passagem do Gois, com cerca de 4 km de comprimento, é especialmente longa. A
altura da água que cobre a via durante a maré alta varia entre os 1,30 metros e
os 4 metros.
Desde 1971, a Ponte de Noirmoutier, que
une a ilha ao continente, é uma alternativa a esta estrada.
2 - KOLIMÁ
Mesmo que o nome da estrada que une Yakutsk e Magadan seja "Kolima", as pessoas sempre
a chamaram de "a estada da morte". Os primeiros 90 km foram
construídos por prisioneiros, em 1932.
A região de Kolimá (em russo:Колыма, AFI:[kəɫɨˈma]) se localiza no
extremo nordeste da Rússia, que é conhecido como Sibéria, mas que atualmente
faz parte do Distrito Federal Oriental. A região é limitada pelo Mar Siberiano
Oriental e pelo Oceano Ártico no norte, e pelo Mar de Okhotsk no sul. A região
extremamente remota ganhou este nome devido ao rio Kolyma e pela cadeia
montanhosa, parte da qual não tinha sido descoberta até 1926.
Magadan é a principal cidade da região, tem
quase 100 mil habitantes e é o maior porto do nordeste da Rússia. Possui uma
grande frota de pesca e o acesso ao mar permanece aberto todo o ano graças a
quebra-gelos. Magadan é servido pelo próximo aeroporto de Sokol. Existem muitas
empresas agrícolas públicas e privadas. Minas de ouro, fábricas de macarrão e
salsichas, empresas de pesca e uma destilaria formam a base industrial da
cidade.
3 - Col de La
bonette
O col de la bonette é uma passagem de
montanha nos alpes franceses perto da fronteira com a Itália, onde passa a
route de la bonette (le plus haute d'europe). Quem vem de Jausiers (1215m) tem
um desnível de 1587m até chegar aos 2802m. è uma estrada de montanha, belíssima
onde se pode ver rebanhos, abrigos, um lago, uma estrutura militar e ciclistas
que se desafiam todos os dias, No final, se conseguirmos parar (não existe
estacionamento) podemos ir a pé + 60m e continuar a apreciar a vista com a
ajuda de orientação e claro, tirar muitas e muitas fotografias ao longo do
percurso.
O Col de la Bonette é uma passagem de montanha a 2.715 metros acima do nível do mar, onde a Rota de la Bonette passa para ligar o vale de Ubaye ao do Tinée. O Col de la Bonette está localizado entre o cume de Bonette(2.860m) e o cume
de Trois Serrières(2.753m). Uma boa parte da estrada entre Jausiers e Saint-Étienne-de-Tinée está localizada na área
protegida do Parque
Nacional Mercantour.
4 - TRANSFĂGĂRĂȘAN-ROMENIA
A Transfăgărășan (trans+Făgăraş) ou DN7C é uma estrada de montanha que atravessa o sul da cordilheira dos Cárpatos da
Roménia. Pertence à rede rodoviária principal da Roménia e é a segunda maior
estrada pavimentada no país após a Transalpina. Começa perto da aldeia de Bascov, perto de Pitești, e
estende-se por 90Km (56mi) em direção ao cruzamento entre a DN1 e Sibiu, entre os picos mais altos do país, Moldoveanu e Negoiu. A estrada, construída no início da década de
1970 como uma estrada militar estratégica, liga as regiões históricas de
regiões da Transilvânia e da Valáquia.
5 - AUTOPISTA
DE DALTON, ALASKA
A rodovia James W. Dalton Highway ou rodovia Dalton (AK 11) tem 414 milhas (667 km) é uma rodovia no Alaska que começa na rodovia Elliot ao norte de Fairbanks e termina em Deadhorse, perto do oceano Ártico e dos campos de petróleo de Prudhoe Bay(no inverno a estrada acaba nos campos de petróleo no meio do mar.).
Fatos: A estrada já foi chamada de North Slope Haul Road.
Ela foi construída como uma via de abastecimento para apoiar a trans Alaska Pipeline System 1974.
Em 1995 a estrada foi aberta a todos os tipos de veículos
A rodovia Dalton é uma das rodovias mais isoladas dos Estados Unidos, mesmo assim a rodovia tem bom fluxo de veículos nos meses de verão: cerca de 160 caminhões por dia, e nos de inverno cerca de 250. A Rodovia se estende alguns quilômetros para o mar mas só passam veículos autorizados.
Os caminhoneiros deram nome para as partes da rodovia Dalton como: montanha russa, duas milhas e meia, óleo derramado, prateleira, entre outros.
A rodovia foi o caminho do reality show Ice Road Truckers do canal History.
6 - A ESTRADA DA MONTANHA DE TIANMEN, CHINA
A Montanha Tianmen (chinês simplificado: 天门山; chinês tradicional: 天門山; pinyin: Tiānmén Shān; lit .: 'Heaven's Gate Mountain') é uma montanha localizada no Parque Nacional da Montanha Tianmen, Zhangjiajie, na parte noroeste da província de Hunan, China .
Um teleférico foi construído em 2005 pela empresa francesa Poma da estação ferroviária de Zhangjiajie, nas proximidades, até o topo da montanha. O teleférico da montanha Tianmen é reivindicado nas publicações turísticas como o "teleférico de passageiros mais alto do mundo", com 98 carros e um comprimento total de 7.455m (24.459pés) e subida de 1.279m (4.196pés). O gradiente mais alto é 37 graus. Os turistas podem caminhar por quilômetros de caminhos construídos ao longo da face do penhasco no topo da montanha, incluindo seções com piso de vidro. Uma estrada de 11km com 99 curvas também atinge o topo da montanha e leva os visitantes à caverna Tianmen, um arco natural na montanha (também conhecido como "Bussy da Terra"), com uma altura de 131,5 m (431,4 pés).
O Templo de Tianmenshan está localizado no cume, com acesso por teleférico ou trilha. O templo original aqui foi construído durante a dinastia Tang e destruído durante a primeira parte do século XX. Em 1949, quando a Revolução Comunista Chinesa se aproximava do fim, começou a construção de um novo templo, com arquitetura da dinastia Tang; o templo agora fica em uma área ajardinada cobrindo 2hectares (4,9acres). Em 2007, Alain Robert escalou o penhasco abaixo do arco, com as mãos nuas e sem proteção; uma placa comemora seu feito. A World Wingsuit League realizou o primeiro e o segundo Campeonato Mundial de Wingsuit em Tianmen. Em 8 de outubro de 2013, durante um salto de treinamento para o segundo campeonato mundial, Viktor Kováts mergulhou até a morte quando não conseguiu abrir o paraquedas.
Em agosto de 2016, uma passarela de vidro com vista para a Avenida Tongtian, chamada de "Coiling Dragon Cliff", foi aberta ao público. Em fevereiro de 2018, um Range Rover SUV híbrido conduzido por Ho-Pin Tung subiu a escada em ângulo de 45º de 999 degraus até o Heaven's Gate usando uma combinação de gasolina e energia da bateria.
7 - O Túnel de Guoliang, China
O Túnel de Guoliang é um grande túnel que segue na margem de uma montanha da República Popular da China.
O túnel é localizado nas montanhas Taihang, na província de Henan, na China.
O túnel teve sua construção iniciada em 1972 por um grupo de treze aldeões liderado por Shen Mingxin, e foi aberto ao público em 1 de maio de 1977.
8 - EL CAMINO A LOS YUNGAS, BOLÍVIA
O Caminho a Los Yungas é uma estrada boliviana muito estreita, que une a região de Los Yungas a La Paz, a capital do país. É um caminho de aproximadamente 3 metros de largura, estando a mais ou menos 600 metros de altura do nível do mar.
É famosa por seu extremo perigo, registrando uma média de 209 acidentes e 96 mortes por ano. Foi batizada em 1995 como o Caminho da Morte, por ser considerada um dos lugares mais perigosos do mundo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.
A estrada liga a cidade de La Cumbre, a 4 670 m acima do nível do mar, a Yolosa, a 1.100 m de altitude. O trajeto é quase todo inclinado, com curtos trechos planos.
9 - Hana, Havaí
Hana é uma Região censo-designada localizada no estado americano de Havaí, no Condado de Maui.
Esse túnel de 112 km liga Kahului e Hana, na ilha havaiana de Maui. O estreito túnel se conecta com 59 pontes, das quais 46 são de uma única via. Ela está frequentemente fechada devido a deslizamentos de terra.
10 - KHARDUNG LA, ÍNDIA
Khardung La, Khardong La, Khardzong La ou passo de Khardung é um passo de montanha no Ladaque, estado do Jammu e Caxemira, noroeste da Índia. Situa-se na cordilheira do Ladaque, a qual faz parte dos Himalaias ocidentais, 40km a norte de Leh. Segundo as placas de estrada, a sua altitude é 5.602m, o que alegadamente faz dele o passo de montanha mais alto do mundo em estradas transitáveis por veículos motorizados. No entanto, os dados obtidos por GPS, ASTER e outros apontam para 5.359m de altitude.
O passo liga os vales do Shyok e do Nubra a Leh. A estrada Leh-Nubra foi construída pelos militares em 1976 e foi aberta ao público em 1988. É mantida pela Border Roads Organisation, um departamento do exército indiano. O passo tem um elevado valor estratégico para a Índia, pois é crucial para o abastecimento das tropas que defendem os vales de Shyok e de Nubra, disputados pelo Paquistão e pela China. O vale de Nubra é limitado a norte pelo glaciar de Siachen, onde são muito frequentes a ocorrência de escaramuças e bombardeamentos de artilharia entre a Índia e o Paquistão e que é abastecido atráves da estrada de Khardung.
No passado, antes do fecho das fronteiras, o passo
fazia parte de uma importante rota comercial de caravanas que ia de Leh até Kashgar,
naÁsia Central. Cerca de 10.000 cavalos e camelos
faziam essa rota todos os anos e atualmente ainda há uma pequena população de camelos--bactrianos que vivem junto a Hunder, a norte do passo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi feita uma
tentativa de abastecimento de material de guerra à China através desta rota.
11 - PONTE DE ESHIMA OHASHI, JAPÃO
A Ponte Eshima Ohashi(em japonês:江 島 大橋) é uma ponte de estrutura rígida no Japão que conecta Matsue, Shimane Prefecture e Sakaiminato, Tottori Prefecture sobre o lago Nakaumi. Foi construída de 1997 a 2004. É a maior ponte de estrutura rígida do Japão e a terceira maior do mundo. As imagens da ponte foram amplamente divulgadas na Internet, devido à sua natureza aparentemente íngreme quando fotografadas à distância com uma lente telefoto, mas, na realidade, o lado Shimane tem um gradiente de 6,1% e o lado Tottori de 5,1%.
A ponte Eshima Ohashi substituiu a ponte levadiça anterior. O tráfego era frequentemente obstruído pelos navios por cerca de 7 a 8 minutos. Também veículos grandes com mais de 14 toneladas não eram permitidos na ponte levadiça. A ponte levadiça via 4.000 veículos por dia cruzados.
12 - ZOJI LA, ÍNDIA
Zoji La, Zoji-la ou Zojila(em ladaque:ཟོ་ཇི་ ལཱ་;) é um passo de montanha no estado de Jamu e Caxemira, norte da Índia, que é praticamente o único ponto de passagem terrestre entre o vale de Caxemira, a oeste, e o Ladaque, a leste. Por ele passa estrada Srinagar–Leh, antigamente conhecida como "Estrada do Tratado" (Treaty Road) uma das duas únicas estradas que ligam o Ladaque com o resto do mundo.
Por estrada, Zoji La situa-se 39km a sudoeste de Dras, 100km a sudoeste de Kargil, 310km a oeste de Leh, 24km a leste de Sonamarg e 100km a leste-nordeste de Srinagar. Devido aos grandes nevões, o passo geralmente está encerrado ao trânsito durante o inverno e mesmo durante a parte do outono e primavera. Com 3.528m de altitude, Zoji La é terceiro passo mais alto na estrada Srinagar—Leh a seguir ao Fotu La(4.108m) e ao Namika La(3.700m).
A estrada Manali–Leh, que liga Leh a Manali, no Himachal Pradexe, só foi aberta a veículos civis em 1987, pelo que durante décadas Zoji La era o único ponto de entrada civil por estrada para o Ladaque. É comum a área do passo ficar coberta com um manto de neve de 10m de espessura e quando a estrada abre na primavera, os veículos circulam entre barreiras de neve vertical mais altas que autocarros. A paisagem é radicalmente diferente a oeste e a oeste do passo: a leste a paisagem é alpina e verdejante, tornando-se subitamente árida e sem árvores a leste, um claro sinal do efeito sombra de chuva causado pelos Himalaias que praticamente impedem a precipitação no Ladaque. Apesar da neve intensa, no passado as gentes de Dras asseguravam o transporte de correio e mercadorias durante o inverno atravessando o passo quando não estava a nevar.
Durante a Guerra Indo-Paquistanesa de 1947, o passo foi tomado pelas tropas paquistanesas durante a campanha para conquistar o Ladaque. Foi capturado pelas tropas indianas em 1 de novembro de 1948 durante a Operação Bison, durante a qual foi também tomado o resto do que é atualmente o distrito de Kargil. O sucesso da operação deveu-se principalmente ao uso de tanques, um tipo de arma que nunca tinha sido utilizada antes em altitudes tão elevadas e em terreno tão adverso. A façanha parecia de tal modo inviável que quando as tropas avançadas paquistanesas reportaram ao seu comandante na retaguarda que se aproximava uma coluna de tanques, este recusou-se a acreditar e disse-lhes que só podiam ser jipes camuflados. A tomada de Zoji La foi determinante para que o Ladaque permanecesse território indiano.
13 -
Cordilheira do Cáucaso, Rússia
A cordilheira
do Cáucaso é uma cadeia de montanhas longa de 1.200km entre o Mar Negro
e o Mar Cáspio,
frequentemente considerada o limite do extremo sudeste da Europa,
formando uma das divisas com a Ásia. Forma duas cadeias distintas:
O Grande
Cáucaso estende-se de Sochi, nas margens do nordeste do Mar Negro, ao este-sudeste,
alcançando o Mar Cáspio perto de Baku. Na maior parte da sua
extensão, forma a fronteira natural da Rússia
com a Geórgia
e o Azerbaijão.
Os picos do Grande Cáucaso incluem o Monte Elbrus,
com 5.642m, a montanha mais alta da Europa.
O Pequeno
Cáucaso estende-se paralelamente ao Grande Cáucaso, a uma distância média
de 100km ao sul. As fronteiras da Geórgia, Armênia
e do Azerbaijão correm através dessa cadeia, apesar de as cristas não definirem
a fronteira de maneira geral.
14 - PASSO DE SÃO GOTARDO, SUÍÇA
O passo de São Gotardo ou colo de São
Gotardo(em italiano: Passo del San Gottardo) é um
alto e importante passo de montanha na Suíça,
entre Airolo,
no cantão de Ticino e Göschenen,
no cantão de Uri, que liga a Suíça de língua alemã
à Suíça de língua italiana. Localiza-se à altitude de 2.106 m.
Este passo de montanha só começou a ser muito
utilizado no século XIII, porque envolvia atravessar o
perigoso porque gelado rio Reuss(mesmo no início do verão), e o
desfiladeiro Schöllenen (Schöllenenschlucht), antes de Andermatt. Havia muitos
mortos por afogamento no passo entre abril e maio, segundo antigos relatos das
localidades próximas. Em 1236, era já dedicado ao santo bávaro
Gotardo de Hildesheim (960–1038), abade de
Hersfeld.
Este acidente montanhoso faz parte da linha de separação das águas do Mar Adriático
e do Mar do Norte.
15
- TROLLSTIGEN, NORUEGA
Trollstigen(emrollstigen(em português: O Caminho dos Trolls) é uma rodovia localizada em Rauma, na Noruega. É notória por seus mirantes,
cachoeiras e paredões rochosos, tudo numa sequência de onze curvas na encosta
mais íngreme, chegando a ter 9% de inclinação.
A estrada é um ponto turístico norueguês, sendo
fechada nos meses de outono e inverno. A sua abertura normalmente ocorre entre
maio e outubro, mas depende também de fatores climáticos.
No topo da estrada tem dois pontos de vista em que
dá para ver a vista maravilhosa. Ao lado pode encontrar um edificio de
arquitectura moderna e um restaurant chamado Trollstigen
Kafe.
16 - PASSO DELLO STELVIO, ITALIA
O Passo do Stelvio(em italiano Passo
dello Stelvio, em alemão Stilfser Joch) é um passo de montanha localizado no Tirol do Sul,
na fronteira entre Trentino-Alto Ádige
e a Lombardia, na Itália. A estrada que cruza o passo é
notória por suas 60 curvas que contornam os Alpes Orientais. Construída no ano de 1820,
é a estrada de maior altitude da Itália, a 2.757 m.
O passo está situado entre as localidades de Stilfs("Stelvio" em italiano) no Tirol do Sul e Bormio, na província de
Sondrio, Lombardia. Dista 75km
de Bolzano/Bozen e apenas 200m da fronteira
suíça.
17 - GLACIAR KAUNERTAL, ÁUSTRIA
O Kaunertal é um município e vale
alpino no distrito de Landeck, no estado austríaco do Tirol. O município está
localizado a cerca de 15 km (9,3 milhas) a sudeste de Landeck, no curso
superior do rio Inn.
O vale de Kaunertal tem 28km(17 milhas) de
comprimento e vai a sudeste da cidade de Prutz(884m) até a geleira Kaunertal. O
vale é atravessado pelo rio Faggenbach, que se eleva ao sul da montanha Weißseespitze
(3.044m) e deságua no rio Inn em Prutz (884m), local de uma usina hidrelétrica.
O reservatório Gepatsch (Gepatsch Stausee), localizado no curso superior
do rio Fagge, tem 6 km (3,7 milhas) de comprimento, capacidade de 30.795milhões
de galões e é formado por um aterro sanitário barragem com 630m (2.070pés) de
comprimento e 130m (430pés) de altura. A barragem foi construída em 1961. A
água do lago é usada para gerar eletricidade através de um sistema de
tubulações de 13km (8,1 milhas) de comprimento, localizado no extremo sul do
Kaunertal.
A instalação de geradores em Prutz produz 620
milhões de quilowatts-hora por ano. A superfície do lago está a uma altitude de 1.820m (5.970 pés).
A principal cidade do vale é Kauns(1.050 m),
localizada perto do rio Inn, com sua capela Schranz contendo o Kauner Kreuz. A estrada da geleira Kaunertal continua até a
geleira Weißenseeferner. Esta estrada com pedágio é a quinta estrada pavimentada mais alta dos
Alpes e atinge uma altitude de 2.750 m (9025 pés). Com 29 curvas de 180º, a
estrada leva até a base da área de esqui a 2.750m (9.020 pés). A principal fonte de renda é essa área de
esqui glaciar com 35km de pistas e 10 elevadores, inaugurada em 1982. Devido à
elevação da área de esqui de 2.200-3.050m (7.220-101010 pés) e ao glaciar, está
operacional de meados de outubro a meados de junho.
As ruínas do castelo de Bernegg do século
XIII, com sua capela gótica, também estão localizadas no vale.
18 - A ESPINHA DO DIABO, MÉXICO
A Sierra Madre Occidental é uma cadeia de
montanhas que abrange todo o oeste do México e a parte sudoeste dos Estados
Unidos. Em seus 1.500 km de extensão, atravessa o Arizona, parte de Sonora, Chihuahua,
Sinaloa, Durango, Nayarit, Zacatecas, Aguascalientes e Jalisco, onde se junta
ao Eixo Vulcânico Transversal do México. A serra tem uma extensão de 289.000km e
ocupa um sexto do território mexicano. Sua largura é em média de 150km, com
alturas de até 3.000m acima do nível do mar.
A Sierra Madre Occidental é o pulmão da
zona norte do México; Coberto por grandes florestas mistas de pinheiro, pinheiro,
azinheira e oyamel, sofreu nos últimos anos uma grave deterioração. A cadeia
abriga inúmeras espécies endêmicas, com uma grande variedade de flora e fauna.
De acordo com o Relatório de Gestão da Biodiversidade de 1994 do Arquipélago
Madrean, até aquela data o Sierra Madre Ocidental tinha mais de sete mil
espécies de plantas, das quais quatro mil eram endêmicas. Enquanto outras áreas
florestais do mundo têm apenas quatro ou cinco espécies de pinheiros em cada
ecossistema, na Sierra Madre Occidental existem quinze diferentes, além de
cerca de 25 carvalhos. No entanto, o desmatamento excessivo dos últimos 120
anos deteriorou consideravelmente o ecossistema, destruindo inúmeras espécies e
colocando outras à beira da extinção. Estudos realizados por J. Martjan
Lammertink, Jorge A. Rojas Tomé, Federico M. Casillas Orona e Roger L. Otto
tornaram possível determinar que praticamente toda a floresta na Sierra Madre
Ocidental foi submetida a programas de extração florestal.
19 -GRAN SAN BERNARDO, ALPES, SUÍÇA-ITÁLIA
O
Grande São Bernardo como é conhecido o passo do Grande São Bernardo (em francês: Col
du Grand-Saint-Bernard, em italiano: Colle del Gran San Bernardo) é um passo de
montanha dos Alpes valaisanos, situado em Bourg-Saint-Pierre, um
município da Suíça do Cantão de Valais, Distrito de Entremont. O passo fica
localizado a 2 469 m de altitude, perto da fronteira com a Itália.
O São Bernardo constitui uma passagem entre o Monte
Mort e o Pico de Drône, ambos situados na fronteira
Itália-Suíça, ligando o vale de Étroubles, a sul, com o vale Entremont
situado na parte francófona do
Cantão de Valais,
a norte.
Existem evidências da utilização desta passagem
desde a idade do bronze
e, também, evidências do uso pelos romanos. Historicamente, o evento digno de
nota mais recente é a utilização desta passagem pelo exército francês de Napoleão Bonaparte,
em 1800, para derrotar o exército imperial austríaco
situado em Montebello
della Battaglia, na Itália.
Uma rodovia pela passagem foi construída em 1905.
Porém, devido à inclinação de 9% e à impraticabilidade de uso na ocorrência de
neve, um túnel de 5.850 m foi construído em 1964.
20 – ESTRADA
DO ATLÂNTICO NORTE
A Estrada
do Atlântico é conhecida como a “Estrada no Oceano” e é
considerada, pelo jornal Britânico Guardian, como a melhor viagem do mundo.
Ela foi aberta em 7 de julho de 1989. É
preservada como patrimônio cultural e classificada como Rota
Turística Nacional. A Atlantic Road foi eleita “Construção Norueguesa do
Século” em 27 de setembro de 2005 e atualmente é a segunda estrada cênica mais
visitada da Noruega.
Nos primeiros dez
anos, os motoristas tiveram que pagar pedágio para dirigir, mas desde 26 de
junho de 1999, a estrada é gratuita!
Tem cerca de 8,4 km de extensão e liga a
ilha de Averøy ao continente por meio de uma série de pequenas ilhas e ilhotas,
sendo o trecho mais cênico entre Bud e a cidade de Kristiansund, ao norte de
Molde.
Em 2009 a estrada foi a 9ª atração turística da Noruega, com mais de
258.000 visitantes de maio a agosto.
Há contrastes enormes entre uma viagem em um
dia ensolarado e tranquilo com uma viagem cheia de ondas em um dia de chuva
forte. Mas, em qualquer uma das ocasiões, a experiência na Atlantic Road oferecerá
lembranças para toda a vida.
OLHA EU AÍ PARA ENCERRAR A
MATÉRIA. OBRIGADO A QUEM ME VISITA
ATÉ BREVE...
Adorei conhecer as estradas mais perigosas do mundo, mas confesso que fiquei com medo!😬
ResponderExcluirBjss Jaque
Obrigado Jackie pela sua visita.Muito enaltece o meu blog e me honra. Adelaide
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