CASA DA CASCATA
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Fallingwater House(ou Casa
Kaufmann ou Casa da Cascata) (1936), Pensilvânia
Localização:Stewart Township Pensilvânia Estados
Unidos
Cidade mais
próxima: Pittsburgh
Construída/Fundada:1939(78 anos)
Arquiteto:Frank Lloyd Wright
Estilo(s):Arquitetura orgânica
Administração:Western
Pennsylvania Conservancy
Considerada uma das mais famosas casas do mundo, a Casa da Cascata (em inglês: Fallingwater house) ou Casa Kaufmann (nome da família de seu primeiro proprietário) é uma residência localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, em Bear Run, na Estrada Rural 1, secção Mill Run de Stewart Township, Condado de Fayette, nas Laurel Highlands dos Montes Allegheny, Estado da Pensilvânia, Estados Unidos.
O edifício foi projetado em 1934 pelo arquitecto Frank Lloyd Wright, considerado o introdutor da arquitectura moderna no seu país, e construída em 1936 no sudoeste rural da Pensilvânia. No entanto, a sua principal característica é o facto de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônico. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.
O proprietário era o homem de negócios Edgar Kaufmann Sr., cujo filho Edgar Jr. fora aluno de arquitectura de Wright. Foi construída no meio dum bosque, no interior duma propriedade da família. Originalmente utilizada como residência de veraneio da família, a casa hoje é um museu.
Vista exterior da Casa da
Cascata.
HISTÓRIA
Edgar Kaufmann Sénior foi um
bem sucedido homem de negócios de Pittsburgh
e fundador da loja de departamentos Kaufmann's. O seu
filho, Edgar Kaufmann, Jr.,
estudou arquitectura com Wright brevemente.
Edgar Sr. tinha
sido levado pelo seu filho e por Wright a pormenorizar os custos da sua utópica
cidade modelo. Quando o estudo ficou completo, foi exposto na loja de
departamentos Kaufmann’s e Wright foi um convidado na casa de Kaufmann, “La
Tourelle”, uma obra-prima franco-normanda que o célebre arquitecto local Benno Janssen (1874-1964) tinha
criado para Edgar J. Kaufmann, no elegante subúrbio de Fox Chapel, em 1923. Os Kaufmanns e
Wright apreciavam bebidas refrescantes em La Tourelle quando Wright, que nunca
perdia uma oportunidade para encantar um potencial cliente, disse a Edgar Jr.,
num tom de voz que o seu pai pudesse ouvir, "Edgar, esta casa não é digna
dos seus pais…" A observação despertou o interesse de Kaufmanns para algo
mais digno. A Casa da Cascata seria o resultado final.
Os Kaufmanns
possuíam algumas propriedades fora de Pittsburgh com uma queda
de água e algumas cabanas. Quando as cabanas nos seus campos se tinham
deteriorado ao ponto de algo precisar de ser reconstruído, o Sr. Kaufmann
contactou Wright.
Em Novembro de 1934, Wright visitou
Bear Run. Pediu um mapa mapa topográfico da área em volta da queda de
água, o qual recebeu em Março de 1935. Este mapa foi preparado pela Fayette Engineering Company de
Uniontown e incluiu todos os rochedos, árvores e topografia.
Demorou nove meses para que as suas ideias para o sítio se cristalizassem num projeto
que rapidamente foi esboçado por Wright a tempo para uma visita de Kaufmann a Taliesin
East em Setembro de 1935. Foi então que Kaufmann tomou consciência que o projeto de
Wright previa que a casa fosse construída por cima da cascata, em vez de abaixo
da mesma como tinha esperado.
PROJETO
DE CONSTRUÇÃO
Vista
da casa sobre a cascata
O projeto
estrutural da Casa da Cascata foi empreendido por Wright em associação com
Mendel Glickman e William Wesley Peters, que tinha sido responsável pelo
projeto das revolucionárias colunas que foram um elemento do projeto de Wright
para o Johnson Wax Building.
Planos preliminares
foram emitidos a Kaufmann para aprovação no dia 15 de
Outubro de 1935, após o que Wright fez mais uma visita ao local e previu um
custo estimado para o seu cliente. Em Dezembro de 1935 foi aberta uma velha
pedreira a oeste da água para fornecer as pedras necessárias para as paredes da
casa. Wright apenas fez visitas periódicas ao sítio durante a construção,
designando Robert Mosher, que era um dos
seus aprendizes, como seu representante permanente no local. Os projetos finais
do trabalho foram emitidos por Wright em Março de 1936, com as obras a
começar na ponte e na casa principal em Abril desse ano.
A construção foi
atormentada por conflitos entre Wright, Kaufmann e o empreiteiro da construção.
O edifício está feito de tal forma que as quedas de água podem ser ouvidas do
seu interior, mas as quedas só podem ser vistas quando se está de pé na varanda
do piso mais alto. Este tipo de mistério de arquitectura geométrica intrigou
mesmo o próprio arquitecto Wright.
Kaufmann mandou
rever o projeto de Wright a uma firma de engenheiros consultores pondo em dúvida
se Wright tinha experiência suficiente no uso de betão
armado. Depois de receber o relatório, Wright ficou ofendido e pediu
imediatamente a Kaufmann a devolução dos seus desenhos e indicou que se
retirava do projeto. Kaufmann pediu desculpas e o relatório de engenharia foi
posteriormente enterrado dentro duma parede de pedra da casa.
Depois duma visita
ao local, Wright rejeitou, em Junho de 1936, o trabalho de betão para a ponte,
a qual teve que ser reconstruída.
Para os pavimentos
em consola, Wright e a sua equipa usou vigas
integrais invertidas com a placa plana na face inferior formando o tecto do
espaço abaixo. O empreiteiro, Walter Hall, que também era engenheiro, produziu
cálculos independentes e defendeu que se devia aumentar o reforço da placa do
primeiro andar. Wright rejeitou o empreiteiro. Enquanto algumas fontes afirmam
que foi o empreiteiro que, silenciosamente, dobrou a quantidade de reforço, de
acordo com outras, foi a pedido de Kaufmann que os seus engenheiros consultores
redesenharam o reforço de Wright e dobraram a quantidade de aço especificado
por Wright. Este aço adicional não só acrescentou peso à placa como foi
instalado tão próximo que o concreto muitas vezes não conseguia preencher
adequadamente o espaço entre o aço, o que enfraqueceu a placa. Além disso, o
empreiteiro não construiu uma ligeira inclinação ascendente na cofragem para
a consola compensar a adaptação e a sua deflexão depois do betão ter secado e
da cofragem ter sido removida. Como resultado, a consola desenvolveu um
abatimento perceptível. Ao tomar conhecimento disto, Wright substituiu
temporariamente Mosher por Edgar Tafel.
Os engenheiros
consultores, com a aprovação de Kaufmann, fizeram que o empreiteiro instalasse
uma parede de apoio sobre a principal viga de suporte para o terraço oeste.
Quando Wright descobriu isso durante uma visita ao local, fez com que Mosher,
discretamente, removesse a linha superior de pedras. Quando Kaufmann, mais
tarde, confessou o que tinha sido feito, Wright mostrou-lhe o que Mosher tinha
feito e salientou que a consola se tinha mantido em teste, sob carga, durante o
mês anterior sem o apoio da parede.
Em Outubro de 1937 a casa principal
estava concluída.
ESTILO
Vista geral do edifício
A Casa da Cascata
ergue-se como uma das maiores obras-primas de Wright tanto pelo seu dinamismo
como pela sua integração com a impressionante envolvência natural. A paixão de
Wright pela arquitectura japonesa foi fortemente
reflectida no projecto da Casa da Cascata, particularmente na importância da
interpretação dos espaços interiores e exteriores e na forte ênfase colocada na
harmonia entre o homem e a natureza. Tadao Ando
disse uma vez: "Eu penso que Wright aprendeu o mais importante aspecto da
arquitectura, o tratamento de espaço, da arquitectura japonesa. Quando visitei
a Casa da Cascata na Pensilvânia, encontrei essa mesma sensibilidade de espaço.
Mas havia ali os sons adicionais da natureza que me atrairam".
As consolas na Casa da Cascata
A extensão do gênio
de Wright em integrar cada detalhe deste projeto apenas pode ser sugerido nas
fotografias. Esta residência privada organicamente projetada foi pensada para ser
um refúgio natural para os seus proprietários. A casa é bem conhecida pela sua
ligação com o lugar: está construída no topo duma queda de água activa que
corre por baixo da casa. A lareira com fogão
a lenha na sala de estar é composta por rochedos encontrados no sítio e
sobre os quais a casa foi construída — um conjunto de pedras que foi deixado no
local sobressai ligeiramente através do pavimento da sala de estar. Wright
tinha pensado inicialmente que estas rochas seriam cortadas rente ao chão, mas
este tinha sido um dos pontos favoritos da família para apanhar sol, pelo que o
Sr. Kaufmann insistiu que fossem deixadas como estavam. Os pavimentos de pedra
foram encerados, enquanto o fogão de lenha foi deixado ao natural, dando a
impressão de rochas secas sobressaindo dum riacho.
Interior da Casa da Cascata, com uma
área de estar, à esquerda, com mobiliário projetado por Wright.
A integração com o
cenário estende-se até aos pequenos detalhes. Por exemplo, onde o vidro
encontra as paredes de pedra não existe friso de metal; em vez disso, o vidro é
calafetado directamente na pedra. Existem escadas que descem directamente para
a água. Na "ponte" que liga a casa principal ao edifício dos hóspedes
e dos criados, uma rocha natural pinga água para dentro, a qual é então
directamente devolvida. Os quartos são pequenos, alguns mesmo com tectos
baixos, talvez para encorajar as pessoas a saírem para as áreas sociais
abertas, molhes e espaços exteriores.
O riacho activo
(que pode ser ouvido constantemente por toda a casa), redondezas imediatas e
paredes e terraços em consola de pedra extraída localmente (lembrando as
formações rochosas vizinhas) destinam-se a estar em harmonia, em linha com o
interesse de Wright em fazer edifícios que eram mais orgânicos e os quais,
desse modo, pareciam estar mais envolvidos com as redondezas. Apesar da queda
de água poder ser ouvida por toda a casa, não pode ser vista sem se sair ao
exterior. O projeto incorpora amplas extensões de janelas e as varandas estão
fora da salas principais dando uma sensação de proximidade das redondezas. O clímax
experiencial ao visitar a casa é uma escadaria interior que desce da sala de
estar permitindo um acesso directo à correnteza abaixo da casa.
Vista do exterior.
As opiniões de
Wright sobre o que devia ser a entrada têm sido questionadas; ainda, a porta
que Wright considerava ser a porta principal está escondida num canto e é
bastante pequena. A ideia de Wright para a grande fachada desta casa é a da
perspectiva de todas as famosas fotografias do edifício, olhando para cima a
partir do riacho, vendo o canto oposto à entrada principal.
Na encosta acima da
casa principal existe uma coberta para quatro carros (apesar dos Kaumanns terem
pedido uma garagem), alojamentos para os criados e um quarto de hóspedes. Este
edifício exterior anexo foi construído um ano depois usando a mesma qualidade
de materiais e a mesma atenção aos detalhes da casa principal. Logo acima fica
uma pequena piscina de seis pés de profundidade, continuamente alimentada por
água natural, a qual depois flui para o riacho abaixo. Através dum truque
visual comparando as paredes da piscina com a paisagem mais além, a piscina
parece não ter nível, embora, de facto, o tenha. A coberta foi, sob direcção de
Kaufmann, Jr., fechada posteriormente para ser usada pelos visitantes da Casa
da Cascata, que geralmente se reúnem ali no final das visitas guiadas.
Kaufmann, Jr. projetou ele próprio os interiores, mas com as especificações
encontradas noutros interiores da casa projetados por Wright.
A CASA
DA CASCATA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Elogiada pela Time
magazine, pouco depois da sua conclusão como "o mais belo
trabalho" de Wright, também está listada na Life List de 28 lugares
"a visitar antes que... seja tarde demais" da revista Smithsonian. A
Casa da Cascata foi apresentada na produção de Bob Vila na A&E
Network intitulada Guide to Historic Homes of America. A casa foi designada
como um National Historic Landmark em 1966. Em 1991, membros do Instituto Americano de Arquitectos
(AIA) nomeou a casa como o "melhor trabalho de todos os tempos da
arquitectura americana" e, em 2007, foi classificada no vigésimo nono lugar na lista da
Arquitectura Favorita da América de acordo com esse instituto.
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