navios de guerra
I - PORTA-AVIÕES
NUCLEAR USS CARL VINSON - AMERICANO
O porta-aviões nuclear norte-americano USS Carl Vinson da classe Nimitz
foi construído em 1975. Foi lançado à água em 1980 e comissionado dois anos
depois. O navio foi nomeado em homenagem a um senador do estado da Geórgia,
para assinalar sua contribuição para a Marinha dos EUA. Desde 2009, se tornou o
navio-almirante do grupo 1 de ataque de porta-aviões (Carrier Strike Group 1)
da Marinha dos EUA. Além das suas operações numerosas, o porta-aviões também
figurou em 2001 no filme Atrás das Linhas Inimigas, realizado por Owen Wilson e
Gene Hackman.
II -
PORTA-HELICÓPTEROS: HMS OCEAN - MARINHA BRITÂNICA
O HMS Ocean é um porta-helicópteros e navio de assalto anfíbio que
pertencente à Marinha do Reino Unido. Atualmente é considerado o maior navio da
Marinha Real Britânica e seu navio-almirante. Foi construído em 1994 e entrou
em serviço em 1998. Apesar de em 2014 ser sujeito a uma modernização que foi
estimada em £ 65 milhões (R$ 261,101 milhões), o HMS Ocean será desativado em
2018, segundo o Ministério da Defesa britânico. É provável que quando sair do
serviço seja colocado à venda.
III - PORTA-HELICÓPTEROS:
GIUSEPPE GARIBALDI - ITALIANO
O porta-helicópteros italiano Giuseppe Garibaldi, que teve seu
assentamento de quilha em 1981 e foi comissionado em 1985, é o primeiro navio
italiano construído para transportar aeronaves de asa fixa. Depois da Segunda
Guerra Mundial, a Itália foi proibida de utilizar meios navais com aeronaves de
asa fixa nacionais. Assim, o Giuseppe Garibaldi foi reclassificado como um
cruzador porta-aviões. Até 1988, apenas helicópteros italianos aterrissaram no
seu convés. É um fato interessante que este é o quarto navio da Marinha italiana
a ser nomeado em homenagem ao general italiano e herói nacional Giuseppe
Garibaldi que viveu no século XIX. O navio foi modernizado em 2003 e
restruturado em 2013, mas em sua posição de navio-almirante da Marinha italiana
foi substituído pelo maior e mais novo porta-aviões Cavour em 2009.
IV - NAVIO
DE ASSALTO ANFÍBIO:JUAN CARLOS I - ESPANHOL
O Juan Carlos I é um navio de assalto anfíbio multifuncional espanhol.
Foi construído em 2005 e batizado em homenagem a Juan Carlos I, o anterior rei
da Espanha. O navio entrou em serviço em 2010. No início, o orçamento planejado
foi de 360 milhões de euro (R$ 1,230 bilhões), mas no final o navio custou 462
milhões de euros (R$ 1,574 bilhões).
V - PORTA-AVIÕES
INS VIKRAMADITYA - INDIANO
O INS Vikramaditya é um porta-aviões da classe Kiev modificado que
entrou em serviço da Marinha da Índia em 2013. Originalmente construído como
Admiral Gorshkov (ou Baku) e comissionado pela Marinha soviética em 1987, o
porta-aviões permaneceu em serviço da Marinha russa durante metade da década de
1990. O porta-aviões foi comprado pela Índia em 2004 e foi sujeito a
modernização. Após renovações, recebeu o nome de INS Vikramaditya, o que
significa "Corajoso como o Sol" em Sânscrito.
VI - PORTA-AVIÕES
CHARLES DE GAULLE (R91) - FRANCÊS
Charles de Gaulle (R91) é o navio-almirante da Marinha da
França e o maior porta-aviões da Europa Ocidental. Entrou em serviço em 2001 e
se tornou o primeiro navio de superfície francês de propulsão nuclear e o
primeiro, e até agora o único, de propulsão nuclear concluído fora da Marinha
dos Estados Unidos. Recebeu o nome do político francês e general Charles de
Gaulle. Desde fevereiro de 2017, foi significativamente modernizado.
VII - PORTA-AVIÕES:
ADMIRAL KUZNETSOV - RUSSO
O Admiral Kuznetsov é um porta-aviões que serve como navio-almirante da
Marinha da Rússia. O navio foi inicialmente construído sob o nome de Riga, mas
foi lançado sob o nome de Leonid Brezhnev, realizou testes de mar se chamando de
Tbilisi e no final foi nomeado em honra do antigo comandante-em-chefe da
Marinha Soviética, almirante Nikolai Kuznetsov (1904-1974). Em 2017, o navio
deverá ser modernizado, o que aumentará o tempo de seu serviço para 25 anos.
VIII - PORTA-AVIÕES:
HTMS CHAKRI NARUEBET - TAILANDÊS
O HTMS Chakri
Naruebet é o navio-almirante da Marinha Real Tailandesa. É o primeiro e único
porta-aviões tailandês, cujo nome significa "em homenagem da Dinastia de
Chakri", a atual casa real do Reino da Tailândia. O design do navio lembra
o navio espanhol Príncipe de Astúrias e foi construído por um construtor naval
espanhol. O porta-aviões participou de algumas operações de assistência a
catástrofes naturais. Além disso, o navio realiza treinos durante um dia por
mês e transporta a Família Real da Tailândia.
IX - PORTA-HELICÓPTEROS
– ENS GAMAL ABDEL NASSAR - EGÍPCIO
O ENS Gamal Abdel
Nasser é um navio de assalto anfíbio e porta-helicópteros da classe francesa
Mistral. O navio foi nomeado em homenagem ao antigo presidente do Egito. É
interessante que é um dos dois porta-aviões da classe Mistral que estava
inicialmente destinado para a marinha da Rússia. No entanto, quando a França
cancelou o contrato, o Egito comprou ambos os navios em 2015. Os ENS Gamal
Abdel Nasser e ENS Anwar El Sadat foram entregues à República Árabe do Egito em
2016.
X - PORTA-HELICÓPTEROS
– JS HYUGA - JAPONÊS
O JS Hyuga é o primeiro destróier porta-helicópteros de sua classe da
Força Marítima de Autodefesa do Japão. Foi construído em 2006 e entrou em
serviço em 2009. O navio recebeu o nome da antiga província japonesa de Hyuga.
É o maior navio construído para a Marinha japonesa desde a Segunda Guerra
Mundial. A classe Hyuga são sobretudo navios de guerra antissubmarina que
transportam helicópteros antissubmarino SH-60K.
XI - PORTA-HELICÓPTEROS
– ROKS DOKDO – SUL COREANO
O ROKS Dokdo é um navio de assalto anfíbio sul-coreano. É o navio
principal da Marinha da República da Coreia. O porta-helicópteros foi lançado
em 2005 e entrou em serviço na Marinha sul-coreana dois anos depois. Atualmente
o ROKS Dokdo é o navio-almirante e o maior porta-helicópteros da Marinha da
República da Coreia. O navio recebeu o nome do grupo de pequenas ilhas
Liancourt Rocks, localizado no mar do Japão (também conhecido como mar do
Leste).
XII - PORTA-HELICÓPTEROS
– HMAS CANBERRA - AUSTRALIANO
O HMAS Canberra é um navio da classe Canberra. É porta-helicópteros e
navio-almirante da Marinha Real da Austrália desde 2014. O design do navio é
semelhante ao do Juan Carlos I. O segundo navio desta classe é o HMAS Adelaide,
que entrou em serviço em 2015. São os maiores navios da Marinha Real
Australiana.
XIII - PORTA-AVIÕES
– LIAONING - CHINÊS
O Liaoning é o único porta-aviões da Marinha da China. Inicialmente, o
navio foi construído para a União Soviética como porta-aviões Riga da classe
Kuznetsov. Após a dissolução da União Soviética, o navio foi comprado pela
China em 1998, reconstruído e entrou em serviço da Marinha do Exército de
Libertação Popular da China sob o nome de Liaoning em 2012.
FIM