1
OS 10 AEROPORTOS MAIS PERIGOSOS DO MUNDO
ELEITOS PELO JORNAL METRO DO REINO UNIDO
ARTIGO DE HYPE SCIENSE
OBS. PUBLIQUEI EM 25/12/2017, TIVE QUE REFAZÊ-L0 OBRIGADO
Se você tiver a sorte de não enfrentar filas ou atrasos, a sensação de estar em um aeroporto significa, muitas vezes, a realização daquelas merecidas férias esperadas há anos, ou a viagem exótica que está planejada desde o fim da faculdade com os amigos.
Mas depois de dar uma olhada nessas pistas horripilantes, você provavelmente nunca mais vai querer voar para longe sem primeiro verificar como é o aeroporto que você vai pousar. E o mais incrível é que todas estas pistas horríveis são permitidas por lei e estão em pleno funcionamento – com a exceção do mortífero Kai Tak, em Hong Kong, desativado em 1998. Prepare-se para ter o seu interior petrificado por esses aeroportos assustadores. Aperte (bem) os cintos:
1.AEROPORTO PISTA DO
MAR DE GELO, ANTÁRTIDA
Esse
aeroporto é único, mas não pelos motivos certos. Localizado na base Mc Murdo,
na ponta sul da Ilha de Ross, na Antártida, o Sea Ice Runway (Pista do Mar de
Gelo, em tradução livre) é totalmente feito de gelo, o que significa que o
excesso de pressão – como, talvez, o peso de um avião pode fazer – pode rachar
o chão. Não bastasse isso, com certeza ele deve ser um pouco gelado e
escorregadio. Os pilotos são aconselhados a tentar não afundar mais de 10
centímetros no gelo. Pelo menos o aeroporto só é usado na primavera – no
inverno o clima impossibilita qualquer atividade, e no verão o gelo derrete.
2.AEROPORTO MAKETANE AIR STRIP, LESOTO,
ÁFRICA
Se o Lesoto, país
minúsculo que fica no meio da África do Sul, estiver no seu roteiro de viagem,
tente sair de lá de carro, ônibus, bicicleta ou qualquer outro veículo
terrestre, ou então prepare-se para viver uma grande aventura. Afinal, o que é
mais excitante do que uma pista curta seguida por uma queda mortal?
Praticamente nada. Esta linha aí na foto na verdade é a pista do aeroporto
Maketane Air Strip. Ela tem somente 400 metros. Para fazer uma decolagem, os
pilotos têm que fazer as aeronaves correrem em direção ao penhasco e, em
seguida, voarem. Fácil. Ah, e caso não seja um desafio bom o bastante, existem
algumas montanhas agradáveis logo em frente. Não custa saber também que a queda
tem 200 metros a mais do que a pista. O desfiladeiro logo em frente ao Maketane
Air Strip tem 600 metros. Mas ele não é um aeroporto comercial. Médicos e
instituições de caridade utilizam o aeroporto para chegar nas vilas próximas.
Haja bondade.
3. AEROPORTO DE BARRA, ESCÓCIA
Vendo pelo lado
positivo, este aeroporto localizado na parte norte da Ilha de Barra, na
Escócia, foi eleito um dos locais de pouso mais impressionantes do mundo. O que
significa que, mesmo que você ache que pode estar prestes a morrer, vai ver uma
parte muito bonita do planeta.
O que faz com que
este aeroporto, que foi votado como o mais assustador do mundo em uma pesquisa
entre 1.000 pilotos, seja assim tão amedrontador? Bom, ele é o único do mundo a
ter sua pista de pouso e decolagem em uma praia. Isso mesmo. A sinalização é
feita com postes de madeira, e caso tenha algum pouso de emergência à noite, as
luzes dos carros dos moradores ajudam a guiar o pouso. E claro, os aviões só
podem pousar quando a maré está baixa.
Apesar disso, os
moradores da ilha aprovam o aeroporto. Estar a menos de uma hora de Glasgow
facilita a vida não só em relação aos negócios e ao turismo, mas também para
aqueles que precisam de tratamento médico urgente. Sem o aeroporto, os
moradores teriam que enfrentar uma viagem de duas horas e meia de carro e balsa
para outra ilha, onde finalmente poderiam pegar um vôo em um aeroporto
convencional. Parece mais fácil tomar um banho de mar e fazer o check-in em
seguida.
4. AEROPORTO PRINCESA JULIANA, CARIBE
Não é chato quando você está tentando relaxar na praia, alguém sacode uma toalha e você acaba com areia em seu olho? Ou quando as crianças resolvem tacar areia molhada umas nas outras e sempre sobra pra você? Pois é, os banhistas da praia de Maho, na ilha de Saint Martin, no Caribe, têm um probleminha um pouco maior. De vez em quando, aviões basicamente fazem o desembarque em cima de suas cabeças. O Aeroporto Princesa Juliana fica literalmente do lado da praia. Ele é o segundo mais movimentado do Caribe e recebe aeronaves grandes, como o Boing e o Airbus, que passam alguns metros acima de banhistas e carros. É realmente impressionante. Apesar disso, apenas dois acidentes foram registrados: um em 1970 e outro em 1972, e em ambos os aviões caíram no mar por problemas que podem acontecer em qualquer aeroporto. Mesmo assim, placas amigáveis avisam que o vento levantado pelos aviões por passarem tão próximos das pessoas pode causar graves danos físicos ou mesmo levar à morte.
5.AEROPORTO CONGONHAS, SÃO PAULO, BRASIL
Sabe o que é
estranho? Ter um grande aeroporto a apenas oito quilômetros do centro de uma
das maiores cidades do mundo. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi
construído pouco antes de um rápido crescimento imobiliário, ou seja, há uma
abundância de prédios altos em estreita proximidade com a pista. É como se
fosse a versão vida real de Flappy Bird.
Congonhas tem a
triste honra de ter sido palco de um dos maiores acidentes aéreos da história
da aviação brasileira. Em 17 de julho de 2007, o voo TAM 3054, que fazia o
trajeto Porto Alegre – São Paulo, ultrapassou o final da pista do aeroporto e
se chocou com um depósito de cargas da própria TAM. As 187 pessoas que estavam
a bordo faleceram. Outras 12 pessoas que estavam no chão também morreram. No
trajeto entre o fim da pista e o depósito, o avião sobrevoou a Avenida
Washington Luis, que passa ao lado do aeroporto, e chegou a atingir a parte de
cima de alguns carros e o teto de um posto de gasolina. Nenhuma das hipóteses
levantadas para as causas do acidente apontava o fato do aeroporto estar no
meio da cidade, mas isso com certeza aumenta bastante a possibilidade de que
qualquer falha – seja humana ou mecânica – se transforme em uma tragédia.
6. AEROPORTO DE COURCHEVEL, FRANÇA
Situado a mais de
500 metros de altura, no meio dos Alpes, não dá para dizer que este aeroporto
não é charmoso. Infelizmente, não dá pra dizer também que o Courchevel não tem
uma pista curta e difícil, de apenas 525 metros. Não só isso, mas no final da
referida pista há uma queda. Apenas uma grande queda no nada. Os pilotos
precisam de muito treinamento para pousar ali, aparentemente, e todas as
nevascas, gelo e as outras características de uma montanha que ajudam a
torná-lo apenas um pouco mais complicado. Quer mais dificuldade? A pista não
permite espaço para manobras, e não há sinalização para ajudar no pouso. Boa
sorte tentando chegar lá no meio de uma neblina.
7. AEROPORTO DO FUNCHAL, MADEIRA
Sabe o que é
divertido? Colocar a pista de um aeroporto precariamente à beira de uma ilha,
porque não tem mais espaço em qualquer outro lugar. Isso é o que parece ter
acontecido na Ilha da Madeira, em Portugal. A pista está aparentemente sendo sustentada
por estacas. Não bastasse isso, a chegada dos aviões no aeroporto é considerada
uma das mais difíceis do mundo também por causa da grande turbulência que é
sentida quando o vento atinge velocidade superior a 15 nós. Os pilotos também
costumam sentir uma bem-vinda força ascendente no avião, como se a aeronave não
quisesse aterrizar. Isso tudo em uma pista colocada na ponta de uma ilha. A
dificuldade é tão grande que os pilotos precisam de uma licença especial para
trafegar no Aeroporto de Funchal.
8. AEROPORTO DE TENZING-HILLARY, NEPAL
Este minúsculo
aeroporto está situado no topo de uma montanha, e tem um mergulho de mais de
2.700 metros no final da sua pista. Ah, e para o caso de não ser ruim o
suficiente, ele tem apenas um décimo do comprimento de uma pista padrão. No
vídeo, você pode ver quão divertido é pousar no Tenzing-Hillary. Aqui vai uma
breve descrição: montanhas, montanhas, mais montanhas, um fiapo de terra, não,
espera, isso é a pista. Aterrizamos, estamos freando, freando, para, para,
para! Parou.
9. AEROPORTO DA ILHA DE SABA, CARIBE
Caribenhos
parecem ter uma tara por aeroportos exóticos e localizados em lugares sem muito
sentido. O Aeroporto da Ilha de Saba é um dos mais curtos do mundo, com uma
pista de 400 metros – há quem diga que é o aeroporto comercial com a menor
pista do mundo. Não bastasse isso, ele está rodeado por mar em ambas as
extremidades e possui montanhas traiçoeiras de um lado. Obviamente, o aeroporto
suporta apenas aviões pequenos. Se você está pensando em passar a lua de mel em
Saba, não esqueça de surpreender seu marido/esposa mostrando onde vocês vão
aterrissar somente quando vocês estiverem chegando. Vai ser inesquecível.
1. AEROPORTO KAI TAK, HONG KONG
Este aeroporto foi
fechado em 1998. Você pode apensar “bom, com a enorme quantidade de montanhas e
arranha-céus localizados ao norte da pista, o bom senso dos administradores
deve ter falado mais alto”. Não, não foi isso. O Kai Tak, um dos aeroportos com
mais acidentes na história, foi fechado porque possuía apenas uma pista, o que
estava limitando sua capacidade. Projetado para receber 24 milhões de
passageiros por ano, em seus últimos dias estava operando com um número
superior a 29 milhões.
O Kai Tak estava
localizado na populosa baía de Kowloon e era conhecido como um dos aeroportos
mais perigosos do mundo. Além de toda a dificuldade por causa da cidade e das
montanhas, a aproximação dos aviões não era nada convencional, com o piloto
tendo que, em certos momentos, levar o avião “no braço” e de forma visual, sem
ajuda do piloto automático. A decolagem também não era das mais fáceis, já que
os aviões tinham que fazer grandes curvas para desviar das montanhas.
O aeroporto ficou
famoso por seus acidentes. No maior deles, em 1965, um Lockheed Hercules C-130,
dos Estados Unidos, perdeu o controle logo depois da decolagem e afundou no
porto. 59 fuzileiros navais americanos morreram.
1. AEROPORTO DE MALE NAS ILHAS MALDIVAS.
Este aeroporto
entra como brinde não estava na lista que eu pesquisei, mas achei tão bonito e
exótico que resolvi brindar meus leitores com um bônus.
O aeroporto
internacional de Malé é o principal das Ilhas Maldivas. Ele está localizado na Ilha de
Hulhulé, ao norte do Atol Malé capital do país.
No início era
chamado de Aeroporto Hulhulé, ele funciona desde Abril do ano de 1966. No ano
de 1981, mais precisamente em Novembro foi renomeado para Aeroporto Internacional
de Malé.
Visando homenagear
o então presidente das Maldivas Ibrahim Nasir, no ano de 2011 foi novamente
renomeado, passando a ser chamado Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir.
No aeroporto a sigla
usada é o MLE.
DESEJO QUE GOSTEM DESTA INFORMAÇÃO,
REFORMEI PORQUE ESTAVA SEM ALGUMAS FOTOS.