terça-feira, 24 de dezembro de 2019

BASEADO NO "DESAFIOMUNDIAL - AS 38 PONTES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

AS 38 PONTES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO
BASEADO NO DESAFIOMUNDIAL

Elas são exemplos da mais vibrante arquitetura combinadas com engenharia extrema. As pontes que são vistas ao redor do planeta sempre nos encantam e impressionam. Feitas de materiais diversos como madeira, ferro ou concreto, advindas de ideias megalíticas ou mesmo simples passagens entre dois pontos, em art decô ou mesmo ultra modernas e futurísticas estas pontes que apresentaremos a seguir deixarão você literalmente de boca aberta!

Nos próximos slides apresentaremos as mais espetaculares pontes através do mundo, obras belíssimas capazes de nos encantar e impressionar. Nem todas são gigantescas, mas todas são obras especiais que trazem consigo um sentimento único! Confira!



Ponte Suspensa Pulau Langkawi, Malásia
Foto: Peter Bischoff/Getty Images

Pulau Langkawi, é a maior ilha do arquipélago de Langkawi, na Malásia. Essa ponte é suspensa a 687 metros acima do nível do mar, oferecendo vistas magníficas sobre o Mar de Andamão e a ilha Tarutao da Tailândia. A vista da ponte é de tirar o fôlego – suas curvas oferecem diferentes perspectivas das paisagens. Ela é uma das pontes mais espetaculares do mundo. Tem um único cabo suspenso por apenas uma coluna de apoio. Esta coluna de 95 metros é mantida por 8 cabos de balanceamento de carga. A ponte tem 125 metros de comprimento e 1,83 metros de largura. 

PONTE SEVEN, EUA
Braunger/ullstein bild via Getty Images

         A Seven Mile Bridge, é uma das mais icônicas pontes do mundo e se encontra nos Estados Unidos da América, no estado da Flórida. A impressionante ponte, se alonga por cerca de 30 quilômetros e liga Knight’s Key até Little Duck Key no extremo sul da Flórida. Por ocasião de seu término, ela era a mais longa ponte já construída. Ela consiste atualmente de 2 pontes que se situam na mesma localização, como se pode ver na foto acima. A ponte mais velha, era chamada de Knights Key-Pigeon Key Bridge. O nome remete ao trajeto que ela cobria. Foi construída no período de 1909 a 1912, como parte da chamada Overseas Railroad. Com o poderoso furacão de 1935 e com o Furacão Donna de 1960, os danos foram irreparáveis e a decisão de se construir uma nova ponte foi aceita.

PONTE VERRAZANO, EUA
Foto: Patrick Cashin/Metropolitan Transportation Authority

A Ponte Verrazano-Narrows é uma ponte suspensa sobre o estreito denominado The Narrows e que liga Staten Island ao popular bairro do Brooklyn na península de Long Island em Nova Iorque. A ponte foi nomeada em homenagem ao explorador italiano Giovanni da Verrazano, o primeiro europeu a navegar na região. Foi considerada a ponte suspensa mais extensa do mundo em 1964 até que a Ponte Humber foi construída em 1981 no Reino Unido. Atualmente é a 8ª maior ponte suspensa do mundo. A ponte representa a entrada do Porto de Nova Iorque, já que todos os navios que adentram na cidade têm de passar por baixo dela.

VIADUTO DE MILLAU, FRANÇA
Frank Renout/The Christian Science Monitor via Getty Images
O Viaduto de Millau é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.

Ponte Royal Gorge, EUA
Carol M. Highsmith/Buyenlarge/Getty Images
A ponte de Royal Gorge é uma atração turística fantástica, perto de Canon City, Colorado, dentro de um parque temático de 360 hectares. O tabuleiro da ponte está a 291 metros acima do rio Arkansas. É uma ponte suspensa, com um vão principal de 286 m de comprimento, total de 384 m e largura de 5,5 m. A ponte é suspensa a partir de torres de 46 m de altura. A ponte foi construída em seis meses, em 1929, como uma atração turística, e continuou a ser uma das atrações turísticas mais visitadas no Colorado desde a sua construção.

PONTE CARRICK-A-REDE, IRLANDA
DeAgostini/Getty Images
Carrick-a-Rede é uma ponte de corda suspensa perto de Ballintoy, Irlanda do Norte. A ponte liga o continente à ilha minúscula Carrick. Ela tem um alcance de 20 metros e fica 30 metros acima das rochas abaixo. Hoje, a ponte é principalmente uma atração turística, recebendo 247.000 visitantes em 2009. Quando está ventando, atravessá-la é uma experiência (terrível se você tiver medo de altura) emocionante.

PONTE SUSPENSA DE CAPILANO, CANADÁ
Ted Streshinsky/CORBIS/Corbis via Getty Images

Em 1888, o engenheiro escocês George Grant Mackay comprou 6 mil acres de terra de cada lado do Rio Capilano. Para ligar os dois lados, ele construiu uma ponte suspensa com cordas de cânhamo e tábuas de madeira. O material foi transportado para o outro lado por cavalos que cruzaram o rio a nado. Depois de sua morte, em 1903, as cordas foram substituídas por cabos de aço. Em 1956, a ponte foi completamente refeita em 5 dias por Rae Mitchell, que era então o proprietário das terras. Com sua promoção entusiasmada da reforma da ponte, ela logo se transformou em atração turística.

PONTE DE GASHA – GASHA, NEPAL
DeAgostini/Getty Images
Erguida por moradores para facilitar a travessia entre as montanhas, ela é muito utilizada por animais carregados de mantimentos e também por homens e mulheres corajosos que ignoram o balançar constante e a altura. Criada para acabar com o congestionamento nas estradas, é proibido o acesso a carros e motos, o desvio serve apenas para os rebanhos e as cabras que vivem nas montanhas do Nepal e alguns corajosos. Então o engarrafamento era de rebanhos!

Ponte Pontchartrain Causeway, EUA
Jeffrey Greenberg/UIG via Getty Images
É uma ponte de quatro pistas, 38,5 quilômetros de extensão e apenas 5 metros acima da água. Policiais americanos relataram muitos casos de resgate de motoristas ansiosos, que ficaram extremamente assustados ao atravessar a ponte e simplesmente pararam seus carros no meio da estrada. Na verdade, a terra nem pode ser vista pelos motoristas que estão nos 12 quilômetros do meio da ponte, tornando-se ainda mais assustador. Imagine se um indivíduo tem as duas fobias: de pontes e de água!

Ponte sobre o rio Sidu, China
VCG/VCG via Getty Images

Considerada a mais alta do mundo entre 2009 e 2016, é agora a segunda do mundo. Esta ponte tem 496 metros de altura e 1222 metros de comprimento. Foi inaugurada a 15 de Novembro de 2009 e teve um custo de aproximadamente 85 milhões de euros. Tal como o nome indica, esta ponte atravessa o rio Sidu. Não olhe para baixo!!!
Viaduto Landwasser, Suíça
Foto: David Gubler/Kabelleger
Construído entre 1901 e 1902, tem 130 m de comprimento e 64 de altura, e faz uma curva de 100 m de raio depois de sair de um túnel de 219 m. A construção da linha de Albula começou em 1898, e exigiu importantes trabalhos arquitetônicos pois é formada por 55 pontes e 39 túneis. Deve_se destacar as dificuldades inerentes a esta construção porque o material tinha que ser transportado até um local sem acesso e a altura dos arcos exigiu um método de construção próprio e original.

Ponte Gateshead Millenium, Inglaterra
SCOTT HEPPELL/AFP/Getty Images

Essa ponte feita de um par de arcos de aço é uma das grandes obras de engenharia do mundo. Localizada em Newcastle, Inglaterra ela é mais que uma ligação entre as margens do Rio Tyne, ela permite a travessia de pedestres e ciclistas sem impedir o tráfego fluvial. Em sua posição baixa, um arco de 126m de extensão forma caminho dos pedestres e das bicicletas, o outro arco fica a um ângulo de 90 graus do primeiro, com cabos amarrados entre os dois para fornecer suporte para o estrado. Quando a ponte precisar ser movida para cima, oito motores elétricos inclinam os dois arcos como uma única estrutura rígida. Enquanto um arco desce, o outro sobe para atuar como um contrapeso.

PONTE DO INFINITO, INGLATERRA
View Pictures/UIG via Getty Images

A Infinity Bridge recebe este nome porque o desenho formado pelo arco da ponte junto com o seu reflexo na água lembra o símbolo do infinito. Esta é uma ponte de arquitetura bem moderna. Ela tem 240 metros de comprimento e 40 metros de altura. Durante a noite, uma série de luzes azuis iluminam as laterais da passarela e essa iluminação muda de cor quando alguém se aproxima. Teve o final da sua construção em Dezembro de 2008 e foi inaugurada em 14 de Maio de 2009. Encontra-se no Nordeste da Inglaterra.

PONTE SUSPENSA DE HUSSAINI, PAQUISTÃO
Foto: Behindtheeye

Conhecida como a ponte mais perigosa do mundo, a Ponte Suspensa de Hussaini é apenas uma das muitas pontes de corda precárias do norte do Paquistão. A viagem naquela região é muito difícil, e inclui pontes frágeis que atravessam montanhas, córregos e rios. Entre elas está a Hussaini, cruzando o lago Borit. Esta ponte de corda é longa e mal conservada. Muitas tábuas estão faltando, e os ventos fortes a abalam. Apesar de seu aspecto perigoso, a Hussaini é uma ponte relativamente segura e tem se tornado uma atração turística, com curiosos testando seus nervos enquanto tentam atravessá-la.

PONTE SOBRE O RIO VITIM, RÚSSIA
Foto: Wikimapia.org

A ponte é feita de madeira e não está em boas condições. É larga o suficiente apenas para um carro, mas tem 570 metros, por isso são precisos bons 3 minutos para atravessá-la – se você for um piloto qualificado. Se você não é tão hábil, pode encarar uma queda de 15 metros no rio Vitim, que não é nada divertida: como a ponte está na Sibéria russa, a região torna-se brutalmente fria a maior parte do ano, com temperaturas muito abaixo de zero e coberta de neve e gelo. A ponte se transforma em um pingente, sem nenhuma tração, ainda assim os locais a usam, por ser a única forma de cruzar o rio.

CANOPY WALK, GANA
Foto: Wikipedia

Esta ponte, é peculiar e é unicamente suspensa a 40 metros no ar, tem 304 metros de comprimento. A Canopy Walk liga múltiplas copas de árvores e permite aos visitantes a oportunidade de caminhar literalmente pelas árvores e conhecer algumas espécies ameaçadas de extinção, tais como, elefantes selvagens e os macacos Diana. Só é preciso um pouco de coragem, porque a ponte é bem difícil de atravessar.

PONTE STORSEISUNDET, NORUEGA
Foto: Wikipédia
A Storseisundet é uma ponte única de 8 quilômetros que, em um clima aberto, oferece uma vista deslumbrante ao longo da costa oeste do país escandinavo. Já se estiver um clima fechado, a ponte pode ser testemunho de rajadas de vento poderosas e atingida por ondas fortíssimas que podem jogar carros para fora da pista. Quem se aproxima da ponte, pode achar que ela acaba dentro do mar, mas é apenas uma ilusão de ótica. Storseisundet também é chamada de “ponte para o nada”.
OBS: ESTAS TRÊS FOTOS SÃO MINHAS NÃO SÃO PROFISSIONAIS, MAS MOSTRAM O QUE VI...

PONTE DE U BEIN, MIANMAR
Mohr/ullstein bild via Getty Images
A ponte de U Bein é conhecida por ser a ponte de madeira mais antiga do mundo. Foi construída em 1850 a partir de material recuperado de um palácio, com pilares fincados diretamente na água. Esta ponte pode parecer que está no meio da construção, mas é exatamente desse jeito que ela foi projetada. Hoje em dia ainda tem gente que acha bonita e é usada por centenas de habitantes locais diariamente. Não é surpresa que U Bein tenha se tornado uma atração turística bastante popular.

PONTE ESHIMA OHASHI, JAPÃO
Foto: Wikipédia
Eshima Ohashi é uma ponte de 44 metros de altura com uma inclinação de 6,1%. É a terceira maior do gênero no mundo, e basicamente eleva-se para que os navios possam passar por baixo. Conduzir por esta ponte parece realmente terrível. Parece ser exatamente o mesmo que ir a um passeio de montanha-russa em seu próprio carro. Esta estrada assustadora pode dar pesadelos aos motoristas mais confiantes. E você? Passa por alguma ponte no caminho de casa?

PONTE DOS MÁRTIRES, TURQUIA
Utku Ucrak/Anadolu Agency/Getty Images
A Ponte do Bósforo é uma ponte em Istambul sobre o estreito do Bósforo, ligando os lados europeu e asiático da maior cidade turca. A ponte tem 1.560 metros de comprimento por 39m de largura. A distância entre as torres que sustentam o pavimento é de 1.074 m, erguendo--se a uma altura de 105 m. A altura do pavimento em relação ao mar é de 64m. Uma curiosidade: o primeiro-ministro Binali Yildirim, mudou o nome da Ponte do Bósforo para Ponte dos Mártires de 15 de Julho, em homenagem aos civis que foram mortos ao resistir à tentativa de golpe militar no dia 15 de julho e deixou cerca de 290 pessoas mortas. Ele foi parado por forças leais ao governo e centenas de civis que tomaram as ruas.

Ponte Chongqing, China
Stringer/Anadolu Agency/Getty Images
Por essa você não esperava! Uma ponte cheia de construções em cima! É sério isso? É sério! Fica na China e tem construções de vários estilos ao longo de seus 400m de extensão, com construções tradicionais da China e de outras culturas. Tem até uma réplica do Cristo de braços abertos. Não deixe de visitar no seu próximo passeio à China.

 RAISED DRAWBRIDGE, USA
Interim Archives/Getty Images

Ué? Chegamos a Juazeiro? Petrolina? Que nada! Essa ponte levadiça fica em Chicago, no estado estadunidense de Illinois, e o perigo agora é outro. Sim, ela levanta para a passagem de embarcações, e se você não respeitar a sinalização, vai cair na água ou bater com a cara no asfalto! É isso aí, ela fica quase na vertical, portanto, nada de correr naqueles carrões V8 que só os americanos sabem fazer e nem pensar em reproduzir a cena de Velozes e Furiosos!

PONTE SOBRE O TÂMISA, UK
Foto: John Keeble/Getty Images
A cidade de Leigh on Sea, tem sido eleita como um dos melhores lugares da Inglaterra para se viver. Será que essa ponte contribui? Certamente não no inverno, pois fica inteiramente coberta de gelo e neve, fazendo esse agradável passeio se transformar numa aventura de equilíbrio e disposição. Fora o frio de rachar. Se você gosta de vida boa, mas só com um pouquinho de aventura, porque não arriscar?

PONTE SOBRE O CANAL SAINT-MARTIN, FRANÇA
CHRISTOPHE ARCHAMBAULT/AFP/Getty Images

Sua história é super interessante já que ele não é um curso de água natural e foi encomendado por Napoleão Bonaparte no início do século XIX para levar água potável para outros lugares da cidade. Também tinha o objetivo de facilitar o tráfego marítimo de Paris, concentrado no rio Sena. O problema é que vai anoitecendo e ela vai ganhando esse aspecto estranho… Que medo!!! Mas fora isso as margens do canal dão passeios super agradáveis e viraram pontos turísticos.

PONTE SAMUEL BECKETT, IRLANDA
UIG via Getty Images

É assim mesmo? Não tem pilar? O arquiteto que projetou a ponte foi Santiago Calatrava, um designer, espanhol de uma série de pontes e edifícios inovadores. O formato do mastro e os seus cabos é feito para evocar a imagem de uma harpa deitada em sua borda. (A harpa é um ícone secular para os Irlandeses.) E se não bastasse ela ainda gira em 90 graus para permitir a passagem de navios!

PONTE DE VIDRO DE ZHANGJIAJIE, CHINA
VCG via Getty Images
Sempre que alguém fica com medo de altura, aparece um amigo pra dizer: Não olhe para baixo! E que tal passear pela mais longa ponte do planeta terra com o piso de vidro transparente??? Como não olhar para baixo? Pois a ponte de vidro de Zhangjiajie, situada na cidade de mesmo nome é a ponte de fundo de vidro mais longa e mais alta do mundo, mede 430 metros de comprimento e 6 metros de largura, e é suspensa a cerca de 300 metros acima do solo. A ponte atravessa o vale cavado entre dois penhascos de montanha e quero ver os corajosos se apresentando!

PONTE ZHIVOPISNY, RÚSSIA
Sergei BobylevTASS via Getty Images

Teria coragem? O pilar principal é um arco de 105 metros de altura, carregando o peso da plataforma através de 78 cabos. O comprimento total de sua plataforma em forma de “S” é de 1,5 km, dos quais 420m são de vão da ponte, 47m de largura e 30m acima da linha central do rio Moskva. Sob a parte superior do arco, existe uma estrutura de tipo disco que foi construído para abrigar um restaurante. O projeto do restaurante foi abandonado devido a questões de segurança e falta de investimento.

Ponte do Milênio, UK
Andrew Fox/Corbis via Getty Images

Uma das pontes mais icônicas de Londres é na verdade uma ponte de uso exclusivo para pedestres. E isso é ótimo porque a ponte suspensa Millennium Bridge está estrategicamente localizada proporcionando lindas vistas da St. Paul’s Cathedral e do Tate Modern, o famoso museu de arte moderna da cidade. Quem atravessou a ponte logo no início conta que sentia um certo “movimento” quando caminhava por ela! Por esse motivo, ela recebeu o apelido nada carinhoso de “Ponte Trêmula”! Já pensou que medo? Ela acabou sendo interditada apenas dois dias depois da abertura pelo período de quase dois anos para que modificações fossem feitas para acabar com o “movimento”, reabrindo em 2002.


Ponte flutuante do parque Zaryadye, Rússia
Sergei BobylevTASS via Getty Images

Acho que os russos se tornaram especialistas em fazer medo nas pessoas. A Ponte Flutuante no Parque Zaryadye, em Moscou é um exemplo. A ponte foi inaugurada em setembro de 2017 e apresenta um deck de observação em forma de V com uma altura máxima de 70 metros, sem um único suporte, possui uma barreira de vidros para proteção dos visitantes. A ponte tem 244m de comprimento, o seu peso é de 3,7 mil toneladas. 

Ponte Saraceni, Itália
PUBLICIDAD


Parece insegura, mas não é preciso ter medo, afinal, essa ponte foi construída lá pelo século 5 Antes de Cristo, e ainda está aí! Ligando Mendolito a Adrano, ela foi feita com pedras, é claro e para nós que às vezes vemos pontes com 50 anos -às vezes menos – quase destruídas pelo tempo, essa aí dá o que pensar, não é mesmo? Pensando bem, já parece bem mais segura aos seus 2500 anos bem vividos do que muitas que passamos todos os dias!

Ponte medieval de Santa Maria da Feira, Portugal
Horacio Villalobos – Corbis/Corbis via Getty Images

Quem disse que precisamos de ferro, aço, concreto e asfalto ou mesmo madeira para passar de um lado a outro? Veja que legal: Feita apenas com cordas esta singela ponte cumpre bem o seu papel ainda que seja uma estrutura temporária para a jornada medieval na aldeia de Santa Maria da Feira em Portugal que já aconteceu por mais de vinte anos? Não precisa ter (tanto) medo, pois uma corda acima leva o cabo de segurança. Vai que…

PONTE DE VIDRO DE ZHONGWEI, CHINA
Xinhua/Li Ran via Getty Images

Não satisfeitos com uma ponte de vidro em Zhangjiajie, os turistas agora caminham sobre mais uma ponte de vidro, desta vez sobre o rio Amarelo em Zhongwei, na Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia. A ponte, de 210m de comprimento, foi modificada de uma antiga ponte suspensa, onde substituíram o antigo e já desgastado piso de madeira por vidro. Os chineses gostaram mesmo dessa ideia de ponte de vidro. 

A PONTE VERDE, CHINA
Photo by VCG

Um país como a China é capaz de nos surpreender a cada momento. Um viaduto da estrada do segundo anel viário de Chengdu, de 28km de comprimento, construído em 2013, capital da província de Sichuan, está coberto por trepadeiras verdejantes. Elas tomaram conta do viaduto que agora é conhecido como ponte verde. Acabou-se tornando um marco verde na selva de concreto, mas será que as plantas abalam a estrutura do gigante???

PONTE DADAR, INDIA



Sattish Bate/Hindustan Times via Getty Images

Aí você vai à Índia, passa por Mumbai, entra em Tulsi Pipe e pega essa pontezinha aí… Tem mais buracos que asfalto e tem de tudo: Bicicletas, carros, ônibus, caminhões, motos, pode escolher. Na foto não aparece, mas vacas também dão suas voltinhas por ali. Essa dá medo ou não? Tulsi Pipe é uma área bem pobre da cidade e, pelo que vemos, parece não receber muita atenção das autoridades.

PONTE MOHAMMED VI, MARROCOS
Foto: Fadel Senna/AFP/Getty Images

E que tal essa ponte em África? Essa é a ponte Mohammed VI, a maior ponte estaiada de África e fica em Marrocos! É o lugar perfeito para gritar aquela frase palíndroma “Socorram-me subi no ônibus em Marrocos!” Brincadeiras à parte, essa ponte tem 950m de comprimento e apenas duas torres de 200 metros. Liga as cidades de Rabat e Sale sobre o vale de Bouregreg. É gigantesco e aterrador olhar para baixo.

PONTE SUSPENSA DE SOCHI, RÚSSIA
Artur LebedevTASS via Getty Images

Se vertigem passa longe de você e a adrenalina te atrai mais do que manter seus pés no chão, vá para a Rússia, afinal lá você encontrará a ponte suspensa mais extensa do mundo, com quase um quilômetro, destinada apenas a pedestres. Moderna, a construção demorou em torno de três anos para ser concluída e é reforçada com 740 toneladas de ferro e aço. Passando por cima do vale de Krasnaya Polyana, em Sochi e suportando o peso de até 30 mil pessoas ao mesmo tempo, a estrutura foi concebida pra suportar terremotos, furacões, chuvas, neve e gelo, em até nove graus na escala Richter. Caso sua sede por aventura seja ainda maior, é possível praticar bungee jump, em duas alturas diferentes, e tirolesa no local. O salto de 198m de altura pode atingir uma velocidade de 31 metros por segundo. 

Ponte de madeira em Lipu, Itália
DeAgostini/Getty Images

Que tal caminhar por uma ponte de madeira que se estende por centenas de metros pelo pântano até o Lago di Massaciuccoli? É mais ou menos como chegar ao paraíso. Enquanto as gaivotas voam e uma suave brisa faz a vegetação tocar seus pés, você pode pegar a câmera ou simplesmente aproveitar o momento. Faça os dois e olhe para trás para apreciar também o horizonte montanhoso e as vistas panorâmicas para os pastos. Isso se você não tiver receio de cair na água, claro.


Ponte sobre o lago Uzungol, Turquia
Foto: Dea/Archicio J.Lange/Getty Images


E nessa? Teria coragem? Uzungol quer dizer O Grande Lago e fica no sul da cidade de Trabzon, mais exatamente a 99Km, sendo mais próximo de Caykara, que fica a 19Km. Um deslizamento de terra natural acabou represando a água e formando o lago que se tornou uma atração turística muito procurada. Agora imagine. O lago é cercado por montanhas, florestas e muita neblina. Vai mesmo andar por essa ponte? Melhor pensar duas vezes!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

BRÁULIO BESSA E SEUS POEMAS - DESABAFO NORDESTINO

BRÁULIO BESSA E SEUS POEMAS

Nascido no interior do Ceará - mais precisamente em Alto Santo - Bráulio Bessa começou a escrever poesia aos 14 anos.
Para se definir o autor comentou em entrevista:
Meu sonho é transformar a vida das pessoas através da poesia. Para isso, tenho que escrever sobre tudo.
Bráulio Bessa se define como um "fazedor de poesia". Poeta, criador de cordel, recitador e palestrante, os versos do artista cearense saíram do nordeste para caírem nas graças do Brasil.
Conheça agora alguns dos seus mais famosos poemas seguidos de uma breve análise.

                    DESABAFO NORDESTINO

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ADELAIDE ABREU-DOS-SANTOS - O DRAGÃO-MARINHO OU DRAGÃO DO MAR E A SUA DANÇA

DRAGÃO-MARINHO
PESQUISA: Adelaide Abreu-dos-santos

Introdução:
Após um de meus surtos criativos, querendo despertar o interesse dos alunos, para fazerem atividades de pesquisa, nas minhas aulas de português. Pus-me a pesquisar animais exóticos, as minhas turmas eram dos sextos anos. Baixei e copiei vários animais bem incomuns e imprimi-os a cores e plastifiquei cada figura, levei para sala e aleatoriamente distribui e tiveram que fazer uma redação sobre a figura que lhe coube. Depois cada um foi para a sala de informática, sob a minha orientação e pesquisou sobre o seu animal e comparou suas deduções com a sua pesquisa, foi uma experiência bem interessante, alguns deduziram de maneira aproximada à realidade outros nem chegaram perto. Foi uma experiência gratificante.

Tendo eu ido a Portugal ao Oceanário, encontrei um aquário com o Dragão-Marinho, pareceram-me algas, fotografei e acrescentarei algumas dessas fotos a este texto.

LIFE: DANCING DRAGO

O dragão-marinho-comum (Phyllopteryx taeniolatus) é um peixe ósseo da classe dos actinopterígios. Pertence à família Syngnathidae, que inclui o cavalo-marinho e o peixe-cachimbo. O dragão-marinho-comum vive em águas superficiais junto a bancos de algas e a pradarias de erva marinha. Estes animais são muito sensíveis e estão muito sujeitos à poluição e à captura excessiva. Por esta razão são protegidos por lei.
O dragão-marinho-comum pode atingir até 45cm de comprimento e possui elaborados apêndices permanentes em forma de folha que utiliza para se camuflar entre as algas. Ele não tem escamas, mas é revestido por diversas placas ósseas, armadura bastante eficaz na proteção contra predadores.
O animal habita as águas do litoral sul da Austrália(mais especificamente todo o litoral dos estados da Tasmânia, Austrália Meridional e Victoria, o sudeste do litoral de Nova Gales do Sul e o sul e sudoeste do litoral da Austrália Ocidental).
O dragão-marinho-folhado(Phycodurus eques), também pronunciado como dragão-marinho-folheado, é da família Syngnathidae, que inclui também cavalos-marinhos e o peixe-cachimbo. É o único membro do gênero Phycodurus. É encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália. O nome é derivado da aparência, com longas folhas como apêndices que recobrem todo o corpo. Estas saliências não são utilizadas para fornecer propulsão, apenas servem como camuflagem. O dragão-marinho-folhado impulsiona-se por meio de uma barbatana peitoral no cume de seu pescoço e uma nadadeira dorsal em suas costas mais perto do fim da cauda. A criatura se move serenamente através da água, completando a ilusão de algas flutuando.







































NOTA: Sei que as minhas fotos não são profissionais, diria que estão abaixo da crítica até para uma amadora, mas o importante é a informação e despertar nas pessoas a curiosidade, além evidentemente de me superarem nas fotografias... Espero que tenham gostado de conhecer esta figurinha sui generis!!!